Pensando a constituição de Laboratórios de Ensino de Etnomatemáticas
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9718Resumo
Este estudo visa compreender de que maneira a fundamentação da Etnomatemática pode-se repensar a concepção de Laboratório de Ensino de Matemática consolidando a concepção de Laboratórios Ensino de Etnomatemáticas. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo, cujos dados foram construídos e analisados a partir da metodologia da Análise de Conteúdo. Realizamos um estudo de campo, considerando o Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Após levantamento dos materiais presentes nesse laboratório, voltamo-nos a eles, questionando: como a Etnomatemática se evidencia? Cada questionamento nos revelou diferentes modos de presença da Etnomatemática no LEM, sendo que alguns deles convergem, outros divergem, constituindo na convergência três núcleos de compreensão mais abrangente, são eles: A etnomatemática como expressão do fazer matemático de povos e culturas da antiguidade; A etnomatemática como expressão da contemporaneidade, ao ser trabalhada com tecnologias digitais; A etnomatemática como expressão da ludicidade e da lógica, ao ser trabalhada com jogos. A articulação dos núcleos permitiu compreender que a presença da Etnomatemática nos materiais do LEM evidencia pluralidade, diversidade, cultura, práticas, estratégias e pensamentos que constituem diferentes matemáticas, que aqui compreendemos como etnomatemáticas. Isso nos leva a afirmar que o LEM pode ser pensado como um Laboratório de Ensino de Etnomatemáticas – LEE.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. França: Edições 70, 2009.
CARVALHO, D. V. Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática se ensina? Bolema - Boletim de Educação Matemática. Volume 03, n. 04, Rio Claro, 1988.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
D’AMBRÓSIO, U. O Programa Etnomatemática: uma síntese/The Ethnomathematics Program: A summary. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 07-16, 2008.
D'AMBROSIO, U. Na sala de aula: a história, a etnomatemática e a modelagem. Revista História da Matemática para Professores, v. 7, n. 1, p. 112-119, 2021.
DE LARA, I. C. M. O ensino da Matemática por meio da História da Matemática: possíveis articulações com a Etnomatemática. Vidya (Santa Maria. Online), 2013.
FERREIRA, E. S. O que é Etnomatemática. Texto digital. 2003. Disponível em: < http://www.ufrrj.br/leptrans/ arquivos/etno.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2024.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
LORENZATO, S. (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 1ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, p. 3-37, 2006 (Coleção Formação de Professores).
LUCENA, R. S. Laboratório de Ensino de Matemática. Fortaleza, CE. UAB/IFCE. 2017.
MELLIN-OLSEN, S. The Politics of Mathematics Education. Dordrecht: Kluwer, 1987.
MISKULIN, R.G.S. As potencialidades didático-pedagógicas de um Laboratório em Educação Matemática mediado pelas TICs na formação de professores. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p.153-178.
SANTOS, R. C.; GUALANDI, J. H. Laboratório de Ensino de Matemática: O uso de materiais manipuláveis na formação continuada dos professores. XII ENEM–Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 2-12, 2016.
SOARES, R. M. P.; NUNES, J. A. C. Etnomatematica. Maiêutica. Ensino de Física e Matemática, v. 2, n. 1, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Paranaense de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.