Pensando a constituição de Laboratórios de Ensino de Etnomatemáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9718

Resumo

Este estudo visa compreender de que maneira a fundamentação da Etnomatemática pode-se repensar a concepção de Laboratório de Ensino de Matemática consolidando a concepção de Laboratórios Ensino de Etnomatemáticas. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo, cujos dados foram construídos e analisados a partir da metodologia da Análise de Conteúdo. Realizamos um estudo de campo, considerando o Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Após levantamento dos materiais presentes nesse laboratório, voltamo-nos a eles, questionando: como a Etnomatemática se evidencia? Cada questionamento nos revelou diferentes modos de presença da Etnomatemática no LEM, sendo que alguns deles convergem, outros divergem, constituindo na convergência três núcleos de compreensão mais abrangente, são eles: A etnomatemática como expressão do fazer matemático de povos e culturas da antiguidade; A etnomatemática como expressão da contemporaneidade, ao ser trabalhada com tecnologias digitais; A etnomatemática como expressão da ludicidade e da lógica, ao ser trabalhada com jogos. A articulação dos núcleos permitiu compreender que a presença da Etnomatemática nos materiais do LEM evidencia pluralidade, diversidade, cultura, práticas, estratégias e pensamentos que constituem diferentes matemáticas, que aqui compreendemos como etnomatemáticas. Isso nos leva a afirmar que o LEM pode ser pensado como um Laboratório de Ensino de Etnomatemáticas – LEE.

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Biografia do Autor

Rebeca Maciel, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Atua como pesquisador no Grupo de Estudo em Matemática Pura, Aplicada e Ensino - GEMPAE/UEMASUL. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2023-2024) cota FAPEMA, com o projeto "Os jogos e as evidências de etnomatemática". Integrante do núcleo de pesquisa em Educação Matemática - UEMASUL. Possui interesse nas áreas: Educação Matemática e Matemática Aplicada

José Milton Lopes Pinheiro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus Rio Claro/SP (2018). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011). Professor Adjunto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil da UEMASUL. Representante docente da UEMASUL junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Líder do Grupo de Estudos em Matemática Pura, Aplicada e Ensino - GEMPAE.

Giovana Alves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (2011), mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e (2017), respectivamente, e pós doutorado na Université du Littoral Côte dOpale (2017). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Maciel, R., Lopes Pinheiro, J. M., & Alves, G. (2025). Pensando a constituição de Laboratórios de Ensino de Etnomatemáticas. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–24. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9718

Edição

Seção

Artigos Científicos