A integração da tecnologia na resolução de problemas na formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9715

Resumo

Este artigo é fruto de uma experiência na formação continuada com professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi discutir a inserção e a integração do uso de tecnologia digital nas aulas de matemática. Participaram da formação quatro professores de matemática em 2023. Neste texto será relatado como ocorreu o processo de formação desses professores e a implementação da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação, articulada às representações semióticas de tratamento e conversão, evidenciadas por meio das interações proporcionadas pelo software GeoGebra, na abordagem dos conteúdos potenciação, radiciação e porcentagem. Como resultado dessa formação, observou-se a compreensão pelos professores, acerca da inserção e da integração da tecnologia nas práticas pedagógicas dos temas discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eli Ferreira dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre

Suzete de Souza Borelli, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo, SP, Brasil. Professora de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, SP

Referências

BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista, v. 1, p. 157-171, 2011.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018.

CARGNIN, C.; VOLCE, C. J.; FRIZARINI, S. T. A Importância de Diferentes Representações no Estudo dos Números Complexos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 25, p. 311-324, 2022.

CASTRO, A. S. P.; ARRUDA, S. C. Q. O uso do Geogebra na Resolução de Problemas para o Ensino de Matrizes. Revista Paranaense de Educação Matemática, Paraná, v. 13, n. 32, p. 1-24, 2024.

DUVAL, R. Semioses e Pensamento Humano. Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Trad. Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Ed. Livraria da Física, São Paulo - São Paulo, 2009.

NÓBRIGA, J. C. C. GGBOOK: Uma plataforma que integra o software de geometria dinâmica geogebra com editor de texto e equações a fim de permitir a construção de narrativas matemáticas dinâmicas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília. Brasília. Goiás, 2015.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G: Ensino-aprendizagem-avaliação de matemática: Por que através da resolução de problemas? In ONUCHIC, L. L. R.; eat al. (Org). Resolução de Problemas - Teoria e Prática, 2ª ed.- Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2021.

RUAS, V. L. O. F.; MACÊDO, J. A.; SANTOS, E. C. Integração das tecnologias digitais ao ensino da Matemática: um link do estado do conhecimento para tendências educacionais emergentes. Educação Unisinos, v. 27, p. 1-18, 2023.

SANTOS, E. F. A Resolução de Problemas de Razão e Semelhança de Triângulos sob a Perspectiva das Representações Semióticas de Duval. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, 2023.

SANTOS, E. F. O Uso do Google Meet, Software Geogebra e Google Forms na Reconfiguração do Processo do Ensino e Aprendizagem da Matemática. Cap 11. In: Terçariol A. Ap. L. et al. (Org). O (Re) Inventar de Práticas Pedagógicas com as Tecnologias Digitais em Tempos de Pandemia. 1ª ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.

Valente, José Armando. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, v. 1, n. 1, p. 19-21, 1997.

Downloads

Publicado

31-08-2025

Como Citar

Ferreira dos Santos, E., & Borelli, S. de S. (2025). A integração da tecnologia na resolução de problemas na formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–19. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9715

Edição

Seção

Artigos Científicos