Estudo de uma proposição de ensino de Matemática
manifestações de necessidades e motivos docentes
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9704Resumo
O objetivo deste artigo é discutir as necessidades e os motivos de professoras dos anos iniciais em buscar, nos cenários de atuação docente e formação em matemática, novas perspectivas para a prática desenvolvida no contexto escolar. Constitui-se pela continuidade da leitura de um estudo de caráter científico, que traz relatos não analisados no texto original de maior abrangência. Para tanto, a discussão é fundamentada nos pressupostos da Teoria do Ensino Desenvolvimental como objetivação didática da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. Para a análise dos dados foram selecionados excertos oriundos de entrevistas e encontros formativos sobre a proposta de ensino desenvolvimental pertinente ao ensino de matemática, com ênfase no conceito de número. Os resultados indicam que o debate mediado pela unidade dialética: ensino tradicional e ensino desenvolvimental gera, entre as professoras, necessidades de ações promotoras da efetivação do motivo de proporcionar aprendizagem efetiva de conceitos matemáticos por parte dos estudantes. O processo de formação, mediada por essas duas possibilidades de compreensão referentes à organização didático-pedagógica da atividade de estudo, se constitui em condição para as professoras compreenderem as necessidades emergentes na prática pedagógica, geradoras de motivo para buscar novas ações. Estas superam aquelas da perspectiva didática e metodológica de apenas teor instrumental. Por consequência, revelam-se como possibilidade de compreensão de que é a própria organização do ensino que cria a necessidade da atividade de estudo.
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