A relação hierárquica de polígonos
explorando conceitos em grupos de estudo
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9657Resumo
Esta pesquisa qualitativa analisa os conhecimentos profissionais sobre a relação hierárquica de figuras poligonais, demonstrados por professores dos anos iniciais que participaram de um grupo de estudos. Com base nas concepções de Shulman sobre os conhecimentos necessários ao ensino, investigou-se como a participação em sessões de estudo pode influenciar a compreensão geométrica dos professores. O grupo de estudos foi realizado em uma faculdade particular na Grande São Paulo e envolveu quatro pedagogas. Durante as sessões, foram explorados conceitos como a classificação hierárquica de quadrados, retângulos e losangos. Os resultados revelaram dificuldades iniciais das professoras em reconhecer e aplicar corretamente esses conceitos, manifestadas por surpresas ao descobrir que o quadrado pode ser classificado como retângulo e losango. Entretanto, as intervenções pedagógicas proporcionaram uma (re)significação desses conceitos, levando a uma compreensão mais profunda das propriedades geométricas. A reflexão crítica sobre a prática pedagógica também foi evidenciada, especialmente na adaptação das práticas de ensino. Conclui-se que a participação em grupos de estudos pode promover um aprimoramento significativo nos conhecimentos profissionais dos professores, destacando a importância de espaços formativos que incentivem a reflexão e a adaptação pedagógica contínua.
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