A relação hierárquica de polígonos

explorando conceitos em grupos de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9657

Resumo

Esta pesquisa qualitativa analisa os conhecimentos profissionais sobre a relação hierárquica de figuras poligonais, demonstrados por professores dos anos iniciais que participaram de um grupo de estudos. Com base nas concepções de Shulman sobre os conhecimentos necessários ao ensino, investigou-se como a participação em sessões de estudo pode influenciar a compreensão geométrica dos professores. O grupo de estudos foi realizado em uma faculdade particular na Grande São Paulo e envolveu quatro pedagogas. Durante as sessões, foram explorados conceitos como a classificação hierárquica de quadrados, retângulos e losangos. Os resultados revelaram dificuldades iniciais das professoras em reconhecer e aplicar corretamente esses conceitos, manifestadas por surpresas ao descobrir que o quadrado pode ser classificado como retângulo e losango. Entretanto, as intervenções pedagógicas proporcionaram uma (re)significação desses conceitos, levando a uma compreensão mais profunda das propriedades geométricas. A reflexão crítica sobre a prática pedagógica também foi evidenciada, especialmente na adaptação das práticas de ensino. Conclui-se que a participação em grupos de estudos pode promover um aprimoramento significativo nos conhecimentos profissionais dos professores, destacando a importância de espaços formativos que incentivem a reflexão e a adaptação pedagógica contínua.

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Biografia do Autor

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Possui graduação em licenciatura em Ciências habilitação em Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Polí­tica e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da Educação. Os resultados de pesquisa foram publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na área.

Claudia Maria de Souza Oliveira, Instituto Brasileiro de Formação

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós graduação em Educação Matemática da Unian. Formadora do IBFC-Instituto Brasileiro de Formação

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Silva, A. da F. G., & Maria de Souza Oliveira, C. (2024). A relação hierárquica de polígonos: explorando conceitos em grupos de estudo. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–17. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9657

Edição

Seção

Artigos Científicos