O ensino de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas com a utilização do GeoGebra no oitavo ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9552

Resumo

A integração do software GeoGebra como uma ferramenta dinâmica e visual pode tornar o aprendizado da matemática no 8º ano do ensino fundamental mais envolvente e prático. O GeoGebra, visto como uma plataforma digital gratuita, possibilita aplicação na educação de forma interativa para explorar sistemas de equações lineares com duas equações e duas incógnitas de forma visual, permitindo aos estudantes visualizar graficamente as soluções simultâneas de duas equações lineares. Nesta direção, este trabalho de pesquisa busca compreender as contribuições do GeoGebra no processo ensino-aprendizagem de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas no oitavo ano do ensino fundamental. Trata-se de uma investigação exploratória e descritiva, seguida por uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e de campo. Foram envolvidos 14 estudantes do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, localizada no distrito de Irundiara, Estado da Bahia, por meio da aplicação de um questionário. Esses estudantes vivenciaram a utilização do GeoGebra no processo ensino-aprendizagem de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas, na ocasião da realização do estágio supervisionado de um pesquisador que ocorreu nesta turma. Este estudo pode contribuir para descrever o processo ensino-aprendizagem de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas a partir das tendências pedagógicas tradicionais e progressistas, assim como definir e caracterizar o GeoGebra considerando as tecnologias digitais de comunicação e informação e identificar contribuições que o GeoGebra apresenta para o processo ensino-aprendizagem de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas.

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Biografia do Autor

Elissandro Rozendo de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), localizada em Vitória da Conquista - Bahia.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa maria (2023), Estágio Científico Avançado de Pós-doutoramento pelo Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2023), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000), Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988) e Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), Atualmente é Professor Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC n 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional e tecnológica, educação superior e educação do campo.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Souza, E. R. de, & Vieira, J. de A. (2024). O ensino de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas com a utilização do GeoGebra no oitavo ano do Ensino Fundamental. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–23. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9552

Edição

Seção

Artigos Científicos