O ensino de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas com a utilização do GeoGebra no oitavo ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9552Resumo
A integração do software GeoGebra como uma ferramenta dinâmica e visual pode tornar o aprendizado da matemática no 8º ano do ensino fundamental mais envolvente e prático. O GeoGebra, visto como uma plataforma digital gratuita, possibilita aplicação na educação de forma interativa para explorar sistemas de equações lineares com duas equações e duas incógnitas de forma visual, permitindo aos estudantes visualizar graficamente as soluções simultâneas de duas equações lineares. Nesta direção, este trabalho de pesquisa busca compreender as contribuições do GeoGebra no processo ensino-aprendizagem de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas no oitavo ano do ensino fundamental. Trata-se de uma investigação exploratória e descritiva, seguida por uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e de campo. Foram envolvidos 14 estudantes do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, localizada no distrito de Irundiara, Estado da Bahia, por meio da aplicação de um questionário. Esses estudantes vivenciaram a utilização do GeoGebra no processo ensino-aprendizagem de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas, na ocasião da realização do estágio supervisionado de um pesquisador que ocorreu nesta turma. Este estudo pode contribuir para descrever o processo ensino-aprendizagem de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas a partir das tendências pedagógicas tradicionais e progressistas, assim como definir e caracterizar o GeoGebra considerando as tecnologias digitais de comunicação e informação e identificar contribuições que o GeoGebra apresenta para o processo ensino-aprendizagem de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas.
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