Uma análise do uso de atividades com materiais manipuláveis para uma introdução ao ensino de Trigonometria junto a uma aprendiz cega
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9539Resumo
Este estudo apresenta um recorte da dissertação de mestrado do primeiro autor, que objetivou verificar como recursos didáticos acessíveis podem colaborar para o estudo de conteúdos com representações visuais, como a trigonometria. Diante disso, apresentamos os resultados de uma análise que investigou as potencialidades e os desafios enfrentados por uma aprendiz cega congênita no aprendizado da trigonometria da primeira volta. Para isso, foram planejadas atividades com recursos que foram aplicadas com uma aluna cega do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição de ensino pública, com suporte especializado de um Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas baseadas em tarefas para produzir e analisar os dados. Para a análise dos dados, foram utilizados diários de campo, gravação e fotografias. O estudo destacou a importância de materiais manipuláveis e de uma abordagem cuidadosa para facilitar o ensino de conceitos com representações predominantemente visuais, como ângulos, arcos e redução ao primeiro quadrante. Os resultados indicaram que a aluna realizou as atividades com sucesso, demonstrando que os recursos desenvolvidos, bem como as tarefas, foram essenciais para superar os desafios educacionais. A pesquisa reforça o compromisso com a educação inclusiva, visando diminuir lacunas curriculares e promover equidade no ambiente educacional.
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