O ensino e a aprendizagem de Números Racionais na formação de futuros professores de Matemática
o caso partes de partes
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9503Resumo
O presente texto tem como objetivo principal discutir as contribuições da Assimilação Solidária para o ensino e a aprendizagem de números racionais, na forma fracionária, na formação de futuros professores de matemática. Trata-se de um recorte de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado. Neste estudo, utilizamos alguns pesquisadores, como Cabral, Baldino, Lins, Pinto, Fiorentini, entre outros, para discutir o ensino e a aprendizagem na formação de professores de matemática. O estudo foi desenvolvido durante a realização de uma disciplina em um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública. Neste texto será relatado um dos episódios ocorridos durante o desenvolvimento da disciplina que utilizou a organização didática da Assimilação Solidária e envolveu 13 acadêmicos. Os resultados revelaram indícios de que a Assimilação Solidária pode contribuir com a formação de futuros professores de matemática, pois possibilitou aos participantes a compreensão do conceito de frações, e a vivenciarem processos de ensino os quais realizarão em contexto escolar, seu futuro campo de atuação.
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