O ensino e a aprendizagem de Números Racionais na formação de futuros professores de Matemática

o caso partes de partes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9503

Resumo

O presente texto tem como objetivo principal discutir as contribuições da Assimilação Solidária para o ensino e a aprendizagem de números racionais, na forma fracionária, na formação de futuros professores de matemática. Trata-se de um recorte de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado. Neste estudo, utilizamos alguns pesquisadores, como Cabral, Baldino, Lins, Pinto, Fiorentini, entre outros, para discutir o ensino e a aprendizagem na formação de professores de matemática. O estudo foi desenvolvido durante a realização de uma disciplina em um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública. Neste texto será relatado um dos episódios ocorridos durante o desenvolvimento da disciplina que utilizou a organização didática da Assimilação Solidária e envolveu 13 acadêmicos. Os resultados revelaram indícios de que a Assimilação Solidária pode contribuir com a formação de futuros professores de matemática, pois possibilitou aos participantes a compreensão do conceito de frações, e a vivenciarem processos de ensino os quais realizarão em contexto escolar, seu futuro campo de atuação.

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Biografia do Autor

Evandro Vaz dos Santos , Universidade Federal da Grande Dourados

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD,  Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, membro do GPEMATCC (Grupo de pesquisa educação matemática, colaboração e contemporaneidade).

Adriana Fátima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa sob a Orientação do Prof. Dr. João Pedro da Ponte, Mestrado em Educação Matemática e Especialização em Mídias na Educação pela mesma instituição. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente é Docente do curso de Licenciatura em Matemática, professora permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É editora chefe da Revista em Educação Matemática TANGRAM (Qualis A3). Foi Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática. Coordenou o subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD. Tem experiência como Professora do Ensino Fundamental, Médio na rede pública e privada. Coordenou a Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou como professora formadora e tutora nos cursos de graduação, pós-graduação e na capacitação de professores na EaD da UFGD. Participou como avaliador do PNLD 2021 e 2022. É pesquisadora integrante do grupo de trabalho - Formação de professores que ensinam Matemática GT7 - SBEM e do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - FORMEM/UFMS. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD).

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Santos , E. V. dos, & Miola, A. F. de S. (2025). O ensino e a aprendizagem de Números Racionais na formação de futuros professores de Matemática: o caso partes de partes . Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–19. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9503

Edição

Seção

Relatos de Experiência