Ideologia neoliberal nos materiais de educação financeira do Ensino Médio do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9499Resumo
O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise crítica dos materiais de educação financeira, produzidos pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, para a 1ª série do Ensino Médio, nos anos de 2021 a 2023, visando entender qual a abordagem ideológica neles presente. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental no corpus constituído pelos materiais disponibilizados para o componente curricular “Educação Financeira” para a 1ª série do Ensino Médio, nas plataformas Aula Paraná e Registro de Classe On-line, nos anos de 2021 a 2023. Nas análises, conclui-se que está presente a literatura de autoajuda financeira, assim como uma indução a uma mudança de comportamento do indivíduo, no que se refere a seus hábitos de consumo. A abordagem ideológica predominante tem cunho neoliberal, com um discurso meritocrático, de responsabilização individual por problemas econômicos enfrentados pela população, com soluções individuais e comportamentais para problemas estruturais, como o endividamento. Nesse sentido, há, também, o incentivo ao empreendedorismo. Os materiais não fazem críticas ao sistema capitalista, nem uma análise mais cuidadosa dos efeitos por ele produzidos na sociedade, como as desigualdades econômicas.
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