Ideologia neoliberal nos materiais de educação financeira do Ensino Médio do estado do Paraná

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DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9499

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise crítica dos materiais de educação financeira, produzidos pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, para a 1ª série do Ensino Médio, nos anos de 2021 a 2023, visando entender qual a abordagem ideológica neles presente. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental no corpus constituído pelos materiais disponibilizados para o componente curricular “Educação Financeira” para a 1ª série do Ensino Médio, nas plataformas Aula Paraná e Registro de Classe On-line, nos anos de 2021 a 2023. Nas análises, conclui-se que está presente a literatura de autoajuda financeira, assim como uma indução a uma mudança de comportamento do indivíduo, no que se refere a seus hábitos de consumo. A abordagem ideológica predominante tem cunho neoliberal, com um discurso meritocrático, de responsabilização individual por problemas econômicos enfrentados pela população, com soluções individuais e comportamentais para problemas estruturais, como o endividamento. Nesse sentido, há, também, o incentivo ao empreendedorismo. Os materiais não fazem críticas ao sistema capitalista, nem uma análise mais cuidadosa dos efeitos por ele produzidos na sociedade, como as desigualdades econômicas.

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Biografia do Autor

Línlya Sachs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Unesp

Thaís Veneziani Salles, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Sachs, L., & Veneziani Salles, T. (2024). Ideologia neoliberal nos materiais de educação financeira do Ensino Médio do estado do Paraná. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–26. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9499

Edição

Seção

Artigos Científicos