Educação Financeira em livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental

um olhar para o contexto das tarefas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9497

Resumo

Como fruto de um projeto inserido na disciplina “Educação Financeira numa perspectiva crítica”, oferecida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – Rio Claro), o objetivo desse artigo foi o de compreender os contextos das tarefas de Educação Financeira (EF) presentes em uma coleção de Livros Didáticos (LD) dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, levou-se em consideração a definição de Educação Financeira Escolar (Silva; Powell, 2013) e as referências de contextos de tarefas: Puramente Matemático, Artificial, Realidade e Semirrealidade, sendo essa última, por sua vez, dividida entre Razoável e Não razoável (Litoldo, 2021). A partir dessa proposição, com uma abordagem qualitativa e realizando uma análise documental, foram categorizadas as 27 tarefas encontradas nas seções de EF nessa coleção, sendo 14 em contextos de Realidade e 13 de Semirrealidade, divididos em 11 Razoáveis e dois Não razoáveis. Apesar da totalidade das tarefas estarem no contexto da Realidade e Semirrealidade, chamou a atenção a falta de propostas com discussões que fossem para além dos cálculos matemáticos. Dessa forma, integrando as ideias da EF à perspectiva crítica, é imperativo o apontamento de mais discussões e reflexões no contexto da EF nos LD para que possa provocar, nos usuários desses livros, um olhar crítico do funcionamento da sociedade com o envolvimento financeiro, que vá além das finanças pessoais e englobe também as dimensões familiar e da sociedade.

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Biografia do Autor

Ayla Moulaz Carvalho, Universadade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Rio Claro estudando sobre a relação professor-livro didático. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisando o papel do software de Geometria Dinâmica em atividades propostas nos Livros Didáticos de Matemática. Licenciada em Matemática também pela Unicamp, atua como professora de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Carvalho, A. M. (2025). Educação Financeira em livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental: um olhar para o contexto das tarefas. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–21. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9497

Edição

Seção

Artigos Científicos