Educação Financeira em livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental
um olhar para o contexto das tarefas
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9497Resumo
Como fruto de um projeto inserido na disciplina “Educação Financeira numa perspectiva crítica”, oferecida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – Rio Claro), o objetivo desse artigo foi o de compreender os contextos das tarefas de Educação Financeira (EF) presentes em uma coleção de Livros Didáticos (LD) dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, levou-se em consideração a definição de Educação Financeira Escolar (Silva; Powell, 2013) e as referências de contextos de tarefas: Puramente Matemático, Artificial, Realidade e Semirrealidade, sendo essa última, por sua vez, dividida entre Razoável e Não razoável (Litoldo, 2021). A partir dessa proposição, com uma abordagem qualitativa e realizando uma análise documental, foram categorizadas as 27 tarefas encontradas nas seções de EF nessa coleção, sendo 14 em contextos de Realidade e 13 de Semirrealidade, divididos em 11 Razoáveis e dois Não razoáveis. Apesar da totalidade das tarefas estarem no contexto da Realidade e Semirrealidade, chamou a atenção a falta de propostas com discussões que fossem para além dos cálculos matemáticos. Dessa forma, integrando as ideias da EF à perspectiva crítica, é imperativo o apontamento de mais discussões e reflexões no contexto da EF nos LD para que possa provocar, nos usuários desses livros, um olhar crítico do funcionamento da sociedade com o envolvimento financeiro, que vá além das finanças pessoais e englobe também as dimensões familiar e da sociedade.
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