Etnomatemática na educação escolar indígena
uma revisão sistemática de dissertações de mestrados profissionais (2013-2023)
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9487Resumo
A Etnomatemática, proposta pelo professor Ubiratan D’Ambrosio, em 1975, valoriza os diferentes saberes e práticas matemáticas dos diversos grupos culturais. Assim, a pergunta que buscamos responder neste artigo é: qual é o panorama de pesquisa em Etnomatemática em contextos da Educação Escolar Indígena e Educação Indígena em dissertações de mestrados profissionais no Brasil? Dessa forma, a fim de analisar as relações entre as ideias etnomatemáticas e a Educação Escolar Indígena, o objetivo desta pesquisa está fundamentado em uma revisão sistemática das dissertações de mestrados profissionais publicadas de 2013 a 2023. Logo, enfatiza-se que esta é uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, que utiliza como método de coleta de dados a Revisão Sistemática de Literatura. Após o processo de revisão sistemática, foram identificadas 10 dissertações que alinham Etnomatemática à Educação Escolar Indígena, as quais abordam temas como práticas culturais, formação de professores indígenas e estratégias pedagógicas que integram saberes tradicionais às aulas de matemática. Ainda são poucas as dissertações de mestrados profissionais publicadas que aliem as duas perspectivas deste trabalho, mas consideramos serem de extrema relevância no processo de ensino da matemática e fonte de inspiração para trabalhos futuros.
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