Concepções de erro em matemática
do fracasso ao conhecimento provisório
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9348Resumo
Este artigo tem por objetivo evidenciar as principais concepções sobre o erro, destacando as suas possíveis “funções” no ensino de matemática. Aborda ‘concepção’, pois compreendemos que o termo conjuga em seu significado uma filosofia própria de ideias e de interpretação do mundo. Discorre sobre duas visões filosóficas da matemática, a absolutista e a falibilista, esta última expressa o que acreditamos enquanto visão matemática, que se desenvolve através de pressupostos, provas, contraditos e incertezas, ou seja, coaduna com o erro na educação como processo e não como produto. De cunho bibliográfico, defende uma proposta de avaliação crítica que pode revelar o potencial de aprendizagem a partir do erro, expondo condições de rever a prática pedagógica docente e propondo expressar um ‘olá’ para o erro e não um fatídico ‘adeus’ para esse processo provisório do saber.
Downloads
Referências
ANTÃO, Andrea Cristina de Oliveira. As potencialidades e limitações de um trabalho de tratamento pedagógico dos erros matemáticos no 9º ano de uma escola pública de MG. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
BOAVIDA, Ana Maria Dias Roque de Lemos. Resolução de problemas em Educação Matemática. Lisboa, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 1993.
CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CURY, Helena Noronha. Concepções e crenças dos professores de matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados. Bolema, Rio Claro, SP, v. 12, n. 13, 1999.
ENCICLOPÉDIA BARSA UNIVERSAL. São Paulo: Editora Barsa Planeta. 2007. 2215 p. vol 7. Espanha (impressão)
ESCOBAR, Felipe Correa da Cruz. Investigando erros em matemática: fatores que interferem na aprendizagem dos educandos. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
FREIRE, Paulo; Faundez, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GONCALES, Alan Francisco de Souza. Simulado bimestral com análise consciente do erro Introdução da análise consciente do erro na elaboração de um simulado bimestral de uma escola pública de Mato Grosso do Sul. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, 2019.
MATOS, Daniel Abud Seabra; JARDILINO, José Rubens Lima Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação &Formação., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 20–31, 2016. DOI: 10.25053/edufor. v1i3.1893.
NASCIMENTO, Danielle De Paula Goncalves. O erro e o seu lugar nas aulas de matemática: uma análise das representações dos professores acerca dos erros de seus alunos. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2017.
NOGARO, Arnaldo; GRANELLA, Eliane. O erro no processo ensino e aprendizagem. Revista de Ciências Humanas, Ano 5, n. 5, p. 31-56, 2004. Disponível em: <http://www.sicoda.fw.uri.br/revistas/cienciashumanas/index.php?cod_edi=1>.
NUNES, Luís Mauro Costa. O erro em matemática como conhecimento provisório: o que nos dizem os/as professores/as do 5º ano?. 2023. 101 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, 2023.
PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PIZANESCHI, Fabiane Passarini Marques. Concepções e práticas de professoras sobre o erro e a dificuldade de aprendizagem em matemática de alunos do 5º ano do ensino fundamental: encontros e desencontros. 2017. 181 f. (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.
RAMOS, Syana Monteiro de Alencar. A concepção de erro entre os professores de matemática: tensões entre falibilismo e absolutismo'. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
RIZZON, Bruna Moresco. Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação. 2018. 122 f. Dissertação - (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.
SANCHEZ, Elubian de Moraes. Avaliação de aprendizagem: o importante é errar!' 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
SANTOS, Marney Araujo dos. Aprendendo por meio da análise de erros dos nossos alunos: uma investigação sobre a resolução de problemas de matemática financeira. 2016. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Fundação Universidade Federal do Tocantins, Rio de Janeiro Biblioteca, 2016.
SILVA, André Gustavo Oliveira da. Aprendizagem consciente: o relatório de reflexão dos erros (RRE) como alternativa pedagógica. 2013. Tese. (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
SILVA, Edson Passos da. Entendimentos e Estratégias Desenvolvidos por Docentes do 6º ano do Ensino Fundamental a partir da Análise de Erros em Matemática. 2021. 150 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2021.
SOUSA, Valdirene da Silva de. O erro no ensino de matemática: reflexões a respeito de ações docentes no processo de ensino. 2017. 130 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de são Paulo, São Paulo, 2017.
VAZ, Rafael Filipe Novoa. A avaliação, o erro e o feedback: um estudo sobre a correção de questões de matemática. 2021. 132 f. Tese. (Doutorado em Ensino de Matemática) -Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.