Decisões didáticas e os fatores decisionais presente na atividade docente voltada a alunos com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9149Resumo
O presente artigo faz parte de uma dissertação de mestrado que foi estruturada no formato multipaper (coletânea de artigos) que teve por objetivo identificar as decisões didáticas do professor de matemática, os fatores que as influenciam e suas consequências. São consideradas decisões didáticas aquelas que têm por objetivo a aprendizagem de um dado saber. Para isso, tivemos como aporte teórico o modelo dos níveis de atividade docente, proposto por Margolinas (2002, 2004) e o modelo dos fatores decisionais proposto por Bonnat et al. (2020). A investigação ocorreu em uma escola pública do município de Caruaru/PE, em duas turmas de oitavo ano. Para análise de dados, foi feita a produção de dados a partir de duas entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas para a realização da análise, e o preenchimento do diário de bordo pelo professor, durante a preparação da aula e ao final da aula propriamente dita. A partir desta pesquisa, constatou-se que os fatores do tipo epistêmico aparecem em maior frequência quando comparados aos demais, seguido pelos fatores do tipo história didática e externo. Ainda, nas decisões ligadas à inclusão foram identificados os fatores do tipo epistêmico e história didática. No entanto, as decisões didáticas tomadas pelo professor (visando a inclusão) apresentaram ideias de integração quando comparadas à visão de inclusão escolar proposta na literatura.
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