Contributos de estudantes potiguares quanto ao uso da sala de aula invertida, aliada à educação ambiental, na aprendizagem de conceitos de geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.8983

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado, intitulada Sala de aula Invertida no Ensino de Geometria: Contributos para Práticas de Educação Ambiental defendida por um dos autores, a qual objetivou investigar as contribuições de uma proposta de ensino-aprendizagem de Geometria Espacial que integra o estudo de sólidos geométricos com a Educação Ambiental, através da Metodologia Sala de Aula Invertida. A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, contando com a participação de 28 estudantes de uma instituição pública, localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte. Sob uma abordagem qualitativa, foram desenvolvidas atividades diversificadas distribuídas em espaço físico e virtual, através das quais foi possível a mediação do ensino-aprendizagem de prismas, pirâmides, corpos redondos e temáticas de educação ambiental, com foco na participação ativa e colaborativa. Este artigo apresenta a percepção dos alunos acerca da metodologia sala de Invertida destinada à aprendizagem de sólidos geométricos, tendo como tema transversal a Educação Ambiental, os quais destacam os pontos positivos e negativos desse método de ensino. Com os resultados dessa proposta é plausível inferir que é possível dinamizar a prática docente através de ações que gerem reflexões e aprendizagem, frente aos desafios existentes em metodologias que visam a formação de um cidadão crítico e participativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivanha da Silva Soares, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

É Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará, possui mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiação. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de ciências exatas, dedicando-se especialmente às temáticas de pesquisa: instrumentação para o ensino de ciências exatas, Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências exatas e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Referências

ACUA, G. D. Luz, Câmera, Animação: Uma Reflexão sobre a Construção de Conceitos da Geometria Espacial.2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.

ALLI, J.H. O Teorema de Euler para Poliedros Convexos em sala de Aula. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três lagoas, 2016.

ANDRADE, F. C. Jujubas: Uma proposta lúdica ao ensino de Geometria Espacial no Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

BACICH, L.;& Moran, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso, 2018.

CARDIA, L.S. Uma Abordagem do Ensino de Geometria Espacial: A Otimização de Embalagens como Contextualização do Conceito de Áreas de Figuras Planas e Volumes dos Sólidos Geométricos. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT)) – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2014.

CARVALHO, M. L. O. Representações planas de corpos geométricos tridimensionais: Uma Proposta de Ensino Voltada para Decodificação de Desenhos. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais – 3. Ed. Petrópolis-RJ,Vozes, 2010.

FILHO, S.B. G. Geometria Espacial no Ensino Médio: Uma Abordagem Concreta. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2015.

FIZZON, L. M. O. Uso de Jogos e Material Concreto no Ensino de Geometria Espacial. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

GONÇALES, A. F. S. O Ensino de Matemática Através da Construção de Uma Edificação no Software Sweet Home 3D uma Proposta de Ensino para Jovens Retidos no Ensino Fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.

GONORING, C. L. B. Ensino e Aprendizagem de Poliedros com Materiais Manipulativos. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. V. 8, n. 1, p. 80 - 91, 2019. Disponível em Doi. https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.521.

GRILLO, J.D. Atividades e Problemas de Geometria Espacial para o Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-PROFMAT) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2024.

GUIANA, D. Aprendizagem Significativa da Geometria Espacial Facilitada por Materiais Reutilizáveis. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Amazonas. Manaus – AM, 2020.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

LINDOTE, C. F. A. Influência do Uso das Técnicas de Dobradura e do Uso de Materiais Concretos no Ensino de Geometria Espacial em Duas Turmas do 7°Ano do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (mestrado profissional em ensino de Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ,2019.

MAZOCO, D. Uma Proposta para o 6ºano do EF: Primeiras Formas de Geometria Espacial-Construindo Conceitos. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, 2014.

MELO, J.S. Uma visualização e a representação planar de sólidos na Geometria espacial. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional-PROFMAT) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

MONTEIRO, B. N. S. Utilização de modelos concretos como uma alternativa para o ensino de Geometria Espacial. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Belém-PA, 2016.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: Metodologia Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre, Penso, 2018.

NORO, A. P. Contribuições da Engenharia Didática para o Ensino e Aprendizagem de Poliedros. 2012. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) - Universitário Franciscano, Santa Maria, 2012.

PAGLIOCHI, J.S, et al. Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “misturas” para o ensino médio. SEMANA DAS LICENCIATURAS, III, anais, 2019.

PENHA, R. T. Geometria espacial no ensino médio: aspectos socioculturais, resolução de problemas e o uso de materiais manipuláveis. 2019. Dissertação (mestrado profissional em ensino de Matemática em e rede Nacional - PROFMAT) - Universidade de são Paulo- Instituto de Ciências Matemática e de computação, São Carlos, 2019.

RIBEIRO, T. S. Poliedros de Arquimedes: um estudo enriquecedor para as aulas de geometria espacial na rede pública. Dissertação. 2015. (Mestrado em Matemática do departamento de Matemática da PUC-Rio.) – Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2015.

RODRIGUES, L. P.O. A Construção do Conceito de Volume de Pirâmides por Meio de Materiais Manipulativos. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. V. 8, N. 1, p. 68-79, 2019.

SANTOS, R.A. Poliedros de Platão: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014.

SANTOS, A. X. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com Modelagem Matemática para a Aprendizagem do Conceito de Volume em uma Escola Militar do RS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS,2017.

SCHONS, E.; BISOGNIN, E. Pesquisa Baseada em Design e a Formação Inicial de Professores de Matemática: uma Proposta Metodológica para o Ensino de Geometria. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 198-218, 10 dez. 2020. Disponível em: Doi:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.198-218

SEMMER, S. Ensino de Geometrias Não-euclidianas Usando Arte e Matemática. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia) –Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.

SILVA, E. R. B.Um Cubo em Seis Pirâmides: Aulas de Matemática. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.

SILVA, D. A. O Ensino Híbrido como Metodologia do Ensino na Matemática - Geometria Espacial - Pirâmides Regulares. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Federal Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2018.

SOUZA, J. C. V. Calculando Distancia em Geometria Espacial Usando Material Manipulável com Recurso Didático. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó, RN, 2013.

SOUZA, S. A. A Formulação e Resolução de Problemas Geométricos com Base em Sólidos Geométricos. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2016.

STAMBERG, C. S; STOCHERO, A.D. Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio. Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, RS, v. 2, n. 1, p. 155-166, 2016.

TAMBURINI, R.D. Livro Texto de Geometria Espacial em Nível Médio Seguindo às Orientações Curriculares Nacionais. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-PROFMAT) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, 2015.

TENÓRIO, A.; AGUIAR, D. V.; TENÓRIO, T. O Uso de Construções Manuais e do Software Poly pro no Estudo de Poliedros. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.7 n.2 mai/ago 2017.

TOSE, M. T. Volume: Princípio de Cavalieri no Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2017.

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: Bacich, L.; Moran, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre, penso, 2018.

VALENTE, J. A. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018.

VENDRAME, G.V.C. Área da Superfície e Volume de Prismas e Cilindros. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

da Silva Soares, E., & Francisco Barros de Oliveira, G. (2024). Contributos de estudantes potiguares quanto ao uso da sala de aula invertida, aliada à educação ambiental, na aprendizagem de conceitos de geometria . Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–19. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.8983

Edição

Seção

Artigos Científicos