Contributos de estudantes potiguares quanto ao uso da sala de aula invertida, aliada à educação ambiental, na aprendizagem de conceitos de geometria
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.8983Resumo
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado, intitulada Sala de aula Invertida no Ensino de Geometria: Contributos para Práticas de Educação Ambiental defendida por um dos autores, a qual objetivou investigar as contribuições de uma proposta de ensino-aprendizagem de Geometria Espacial que integra o estudo de sólidos geométricos com a Educação Ambiental, através da Metodologia Sala de Aula Invertida. A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, contando com a participação de 28 estudantes de uma instituição pública, localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte. Sob uma abordagem qualitativa, foram desenvolvidas atividades diversificadas distribuídas em espaço físico e virtual, através das quais foi possível a mediação do ensino-aprendizagem de prismas, pirâmides, corpos redondos e temáticas de educação ambiental, com foco na participação ativa e colaborativa. Este artigo apresenta a percepção dos alunos acerca da metodologia sala de Invertida destinada à aprendizagem de sólidos geométricos, tendo como tema transversal a Educação Ambiental, os quais destacam os pontos positivos e negativos desse método de ensino. Com os resultados dessa proposta é plausível inferir que é possível dinamizar a prática docente através de ações que gerem reflexões e aprendizagem, frente aos desafios existentes em metodologias que visam a formação de um cidadão crítico e participativo.
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