Makermat no 5º ano do Ensino Fundamental

potencializando o aprendizado em matemática através de aplicação de sequências didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.8949

Resumo

O problema central abordado neste estudo é a busca por estratégias pedagógicas inovadoras e eficazes que possam contribuir para a melhoria do aprendizado dos conteúdos de matemática no 5º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, o objetivo é analisar o processo de aprendizagem de conteúdos matemáticos por parte de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental mediante a aplicação de sequências didáticas que utilizam atividades MakerMAT. Com o intuito de atender a esse objetivo, guiamo-nos metodologicamente pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, que possui uma natureza exploratória. Para tanto, optou-se por utilizar os princípios metodológicos da pesquisa-ação no desenvolvimento de uma sequência didática. Nesse sentido, a sequência didática foi aplicada em uma escola da rede de ensino do município de Fortaleza. Além disso, a análise dos dados fundamentou-se em Bardin (1977), por meio da aplicação das três fases metodológicas, a saber: 1) pré-análise; 2) exploração do material; e 3) tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Por fim, os resultados indicam que, de maneira significativa, a aplicação de sequências didáticas fundamentadas na abordagem MakerMAT contribui para a promoção de um aprendizado mais ativo, colaborativo e significativo dos conteúdos de matemática no 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, os dados evidenciam que, ao serem utilizados materiais didáticos manipuláveis de baixo custo, associados a práticas pedagógicas interativas e à cultura maker, os estudantes apresentam maior engajamento, o que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e potencializa a capacidade de resolver problemas de maneira criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Ruth de Sousa Gondim Serafim, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Gestão Escolar - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Informática e Comunicação na Educação - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Letras - Língua Portuguesa com suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Foi Professora Coordenadora do Laboratório Educacional de Informática (PCLEI), responsável em dar suporte aos Professores no planejamento e execução das ações curriculares. Foi Coordenadora de Área de Linguagens e Código e Suas Tecnologias (PCA). Foi PPDT ? Professor Diretor de Turma, um projeto desenvolvido em 2008, propõe que o professor, independentemente de sua área de conhecimento, responsabilize-se por uma determinada turma, cabendo-lhe conhecer os estudantes individualmente, para atendê-los em suas necessidades. Além disso, são atribuições do professor diretor de turma (PDT) a mediação das relações entre a sua turma e os demais segmentos da comunidade escolar, bem como o trabalho de formação cidadã e desenvolvimento de competências socioemocionais, junto aos seus estudantes. Atualmente Coordenadora em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da Rede Pública Estadual do Ceará e Professora da área de Linguagens e suas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Pesquisadora de temas como: cultura maker, fabricação digital, tecnologia educacional, realidade aumentada, metodologias ativas, multiletramento e letramento digital.

Raianny de Sousa Gondim, Universidade Estadual do Ceará

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Pós-graduanda em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Universidade Cândido Mendes. Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará. Atuou com crianças com deficiência em escola regular e com crianças no contexto hospitalar (Albert Sabin). Bolsista Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) (2014-2015), bolsista de Iniciação Científica na Universidade Estadual do Ceará (2015-2016). Bolsista no Projeto MEDIOTec pela Universidade Estadual do Ceará (2017-2018), realizando acompanhamento de adolescentes. Foi estagiária de Psicologia Escolar na Educação Infantil e Fundamental I em escola particular (2017-2018) Psicóloga Escolar em rede privada (2018 -2021). Atualmente, Psicóloga Hospitalar na rede privada de Saúde e Psicóloga Clínica. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Transtornos Mentais, Acompanhamento de Crianças e Adolescentes no contexto escolar e clínico, Acompanhamento de Pacientes Psiquiátricos.

Ana Paula de Medeiros Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada do Departamento de Estudos Interdisciplinares - DEINTER, da Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará. É graduada em Administração de Empresas (1991) e em Pedagogia (2004). É Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela UFC na linha de pesquisa em Avaliação Educacional. Realizou estágio pós-Doutoral em Boston College, Massachusetts - EUA. Tem experiência na área de educação (Básica e Superior) com ênfase em avaliação da aprendizagem, legislação educacional, Língua Portuguesa e Inglês. Foi coordenadora da área de avaliação externa do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC (2007-2011), membro do GT de avaliação do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA (2010-2012), coordenadora de supervisão do Projovem Urbano nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí (2008-2011), coordenadora pedagógica do Programa Palavra de Criança, coordenado pelo UNICEF (2008-2016), coordenadora Adjunta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2013-2014), coordenadora técnica do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Programa Seguro-Desemprego, coordenadora técnica do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2020 e Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-reitoria de Graduação, da UFC. Foi Pró-Reitora de graduação da UFC (2019-2023) e coordenadora geral do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 (2018-2022). Atualmente é Diretora Científica da Fundação CETREDE/UFC e membro titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

Referências

BARBOSA, P. R. Efeitos de uma sequência de atividades relativas aos conceitos de comprimento e perímetro no Ensino Fundamental. 2002. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIANCHINI, E.; PACCOLA, H. Curso de Matemática. Volume único, 3. ed. São Paulo: Moderna, 2013.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto,2000.

BLIKSTEIN, P. Digital Fabrication and ‘Making’ in Education: The democratization of invention. FabLabs: Of Machines, Makers and Inventors, p. 1–21, 2013.

BOAS, J. V.; SANTANA, T. S. O ensino de quadriláteros e a formação de conceitos: uma proposta de sequencias de tarefas didáticas. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba, Paraná: SBEM; PUCPR, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, MEC, 2017.

BRITO, A. F. de. Um estudo sobre a influência do uso de materiais manipulativos na construção do conceito de comprimento como grandeza no 2º ciclo do Ensino Fundamental. Recife: 2003. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2003.

DANTE, L. R. Matemática: Contexto e Aplicações. v.2, 1. ed. São Paulo: Ática, 2013.

FERNANDES, V. S.; SILVA, J. D.; MABELINI, O. D. Matemática para o ensino médio. v. único, 1. ed. São Paulo: IBEP, 2005.

FRANÇA, E.; BOURDEAUX, A. L.; RUBINSTEIN, C.; OGLIARI, E.; PORETLA, G. Matemática na vida e na escola. São Paulo: Editora do Brasil, 1999.

GEE, J. P. Situated language and learning: A critique of traditional schooling. New York: Routledge, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, G.; GIOVANNI JR.; J. R. A conquista da matemática. São Paulo: FTD, 2007.

GONDIM, R. de S. O ensino da matemática na perspectiva da cultura maker: a aplicação de sequências didáticas de abordagem construcionista nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.

GRASESCHI, M. C. C.; ANDRETTA, M. C.; SILVA, A. B. dos S. PROMAT: projeto de oficina de matemática. São Paulo: FTD, 1999.

LASSERRE-CORTEZ, S.; COLLIER, A. Empowering Learners through Maker Education: Integrating Making in Elementary Classrooms. International Journal of Educational Technology and Learning, 2020.

LOPES, T.I.D. Os sólidos geométricos. 2019. Disponível em: https://www.mat.uc.pt/~mat0717/public_html/Cadeiras/2Semestre/trabalho%204%20Casadas Ciencias_TANIALOPES.pdf. Acesso em: 23 de abr. 2023.

LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

LUCKESI,C.C. Avaliação da Aprendizagem Escolar.14 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MARTIN, L. The promise of the maker movement for education. Journal of Pre-College Engineering Education Research (J-PEER), v. 5, n. 1, p. 30-39, 2015.

MARTINEZ, S. L.; STAGER, G. S. Invent to learn: Making, tinkering, and engineering in the classroom. Torrance, CA: Constructing Modern Knowledge Press, 2019.

MELO, M. M. C. Efeitos de uma sequência didática na construção do conceito de perímetro. Recife: O Autor, 2009. 197 p. : il. : fig., tab., . Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CE. Educação, 2009.

OLIVEIRA, M. M de. Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Cidade: Vozes, 2013.

PAPERT, S. Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.

SCAGLIA, S; MORIENA, S. Prototipos y Estereotipos en Geometría. Educación Matemática, vol. 17, núm. 3, p. 105-120, diciembre de 2005.

SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas (SP): Mercado de Letras. 2004.

SCHONS, L. M. de B. O Geoplano como recurso didático para a aprendizagem de conceitos e aplicações de triângulos e quadriláteros. Santa Maria – RS: 2008.

SCHWARZ, B. Y R. HERSHKOWITZ, “Prototypes: Brakes or Levers in Learning he Function Concept? The Role of Computer Tools”, Journal for Research Mathematics Education, 30(4), p. 362-389, 1999.

SOUZA, J. R. de; PATARO, P. M. Vontade de saber matemática, 6º ano. 2.ed. São Paulo: FTD, 2012.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TOLEDO, M; TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois. A construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Gondim, R. de S., Serafim, R. de S. G., Gondim, R. de S., Ribeiro, A. P. de M., & Vasconcelos, F. H. L. (2024). Makermat no 5º ano do Ensino Fundamental : potencializando o aprendizado em matemática através de aplicação de sequências didáticas . Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–27. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.8949

Edição

Seção

Artigos Científicos