Makermat no 5º ano do Ensino Fundamental
potencializando o aprendizado em matemática através de aplicação de sequências didáticas
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.8949Resumo
O problema central abordado neste estudo é a busca por estratégias pedagógicas inovadoras e eficazes que possam contribuir para a melhoria do aprendizado dos conteúdos de matemática no 5º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, o objetivo é analisar o processo de aprendizagem de conteúdos matemáticos por parte de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental mediante a aplicação de sequências didáticas que utilizam atividades MakerMAT. Com o intuito de atender a esse objetivo, guiamo-nos metodologicamente pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, que possui uma natureza exploratória. Para tanto, optou-se por utilizar os princípios metodológicos da pesquisa-ação no desenvolvimento de uma sequência didática. Nesse sentido, a sequência didática foi aplicada em uma escola da rede de ensino do município de Fortaleza. Além disso, a análise dos dados fundamentou-se em Bardin (1977), por meio da aplicação das três fases metodológicas, a saber: 1) pré-análise; 2) exploração do material; e 3) tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Por fim, os resultados indicam que, de maneira significativa, a aplicação de sequências didáticas fundamentadas na abordagem MakerMAT contribui para a promoção de um aprendizado mais ativo, colaborativo e significativo dos conteúdos de matemática no 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, os dados evidenciam que, ao serem utilizados materiais didáticos manipuláveis de baixo custo, associados a práticas pedagógicas interativas e à cultura maker, os estudantes apresentam maior engajamento, o que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e potencializa a capacidade de resolver problemas de maneira criativa.
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