Estilos de aprendizagem e o processo de clusterização

o que eles nos dizem para a formação de grupos cooperativos em matemática na EJA-EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8501

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os procedimentos metodológicos envolvidos no processo de mineração de dados para composição de grupos de alunos da Educação de Jovens e Adultos, baseados em seus estilos de aprendizagem. Inicialmente, 25 alunos foram submetidos ao questionário Index of Learning Styles (ILS), que identifica os estilos ativo/reflexivo, sensorial/intuitivo, visual/verbal e sequencial/global. Os resultados orientaram a possibilidade de agrupamentos para futuros trabalhos cooperativos nas aulas de matemática. Após a coleta dos perfis de estilo de aprendizagem de cada estudante, aplicou-se o algoritmo de clusterização k-means para sugerir a formação dos grupos. A análise revelou especificidades nos clusters formados, destacando-se características distintas nos grupos baseados nos estilos ativo/reflexivo, sensorial/intuitivo, visual/verbal e sequencial/global. Concluiu-se que a técnica de mineração de dados, aliada à análise criteriosa dos resultados, pode ser uma ferramenta útil no processo de formação de grupos com base nos estilos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Claudio Mendes Dias, Colégio Pedro II

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Daniel Guilherme Gomes Sasaki, Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ

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Marco Antonio Barbosa Braga, Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Dias, C. M., Sasaki, D. G. G., & Braga, M. A. B. (2024). Estilos de aprendizagem e o processo de clusterização: o que eles nos dizem para a formação de grupos cooperativos em matemática na EJA-EPT. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–28. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8501

Edição

Seção

Artigos Científicos