Aprendizagem da Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental
o que apontam algumas pesquisas acadêmicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.187-211Resumo
O presente trabalho, de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, tem como objetivo apresentar o levantamento de descrições e informações de pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil, a partir de um mapeamento, cuja temática envolve o processo de aprendizagem da Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. Primeiramente o corpus de análise constituía-se de 497 pesquisas obtidas, em meio digital, nas seguintes plataformas: Catálogos de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, através de uma busca, em ambos os sites, utilizando-se como descritores: “matemática” AND “ensino fundamental” AND “álgebra”. Com o intuito de limitar a busca e selecionar de dez a doze trabalhos, foi necessário criar critérios de seleção. Após o refinamento, o corpus de análise constituiu-se de dez pesquisas, uma tese de doutorado e nove dissertações de mestrado. Desta forma, para compor os dados de análises, cada trabalho foi fichado, tendo como base, o resumo e os dados bibliográficos. As pesquisas mapeadas abordam a preocupação dos autores com a aprendizagem dos estudantes em Álgebra. Em virtude disso, com o apoio de diferentes metodologias, os autores, buscaram evidenciar algumas dificuldades dos alunos em construir conhecimentos algébricos. Com isso, como resultados, as pesquisas apontam, por exemplo, as dificuldades dos alunos em se desprender do pensamento aritmético, dificuldades na utilização correta da linguagem e simbologia algébrica assim como, demonstram apresentar noções algébricas, mas apresentam dificuldades para representá-la em linguagem algébrica.
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