LESSON STUDY NAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.86-107

Palavras-chave:

Lesson Study, Estudos de aula, Educação Matemática, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

A pesquisa se insere na área da Educação e trata da utilização da abordagem da Lesson Study (LS) em pesquisas no contexto educacional brasileiro. Seu objetivo é analisar como a abordagem LS é utilizada nas teses e dissertações brasileiras, revelando os níveis de ensino, etapas de formação de professores, conteúdos matemáticos abordados e temas recorrentes nessas pesquisas, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Em termos metodológicos, utilizaram-se os pressupostos de Briner e Denyer (2012). Foram realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando-se para a análise 27 produtos, 20 dissertações e sete teses. Os resultados apontam para a prevalência das pesquisas no Ensino Fundamental; a formação continuada de professores como foco principal dos estudos; e o trabalho com diversos conceitos matemáticos, tais como operações matemáticas básicas, frações, geometria plana e/ou espacial e funções. Os estudos indicam que as pesquisas sobre LS no Brasil vêm crescendo e se fortalecendo como um campo de conhecimento que colabora para ultrapassar os desafios e as barreiras que a cultura do trabalho individual no Brasil impõe aos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, Universidade Estadual do Ceará

Graduada  pela  Universidade  Estadual  do  Ceará  (UECE)  em  Licenciatura  em  Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação  (UECE) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Sobral.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará/Professora Adjunta

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq.

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora  em  Educação  Brasileira  pela  Universidade  Federal  do  Ceará  (2002),  com  estágio pós-doutoral  na  Universidade  de  Quebec  à  Chicoutimi,  em  Educação  Matemática  (2006-2007).  Mestra  em  Estudos  Pós  Graduados  em  Supervisão  e  Currículo  pela  Pontifícia Universidade  Católica  de  São  Paulo  (1985).  Graduada  em  Pedagogia  pela  Universidade Federal  do  Piauí  (1979).  Atualmente  é  professora  adjunto  M  da  Universidade  Estadual  do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

AMARAL, C. A. do N. Conceito de fração pela perspectiva de medição.2021. Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vila Velha, 2021.

ARAUJO, W. R. de. conhecimento especializado do professor de Matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study.2018. Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2018.

BATISTA, C. C. O Estudo de aula na formação de professores de matemática para ensinar com tecnologia: a percepção dos professores sobre a produção de conhecimento dos alunos. 2017. Mestrado em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Rio Claro), 2017.

BEZERRA, R. C. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de Professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da Lesson Study. 2017. Doutorado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Presidente Prudente), 2017.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.

BORELLI, S. de S. estudos de aula na formação de professores de matemática em turmas de 7º ano do ensino fundamental que ensinam números inteiros. 2017.Doutorado em Ensino de Ciências. Universidade Cruzeiro Do Sul, São Paulo, 2017.

BRINER, R. B.; DENYER, D. Systematic review and evidence synthesis as a practice and scholarship Tool. In: Rousseau, D. M. (Ed.). Handbook Of Evidence-Based Management: Companies, Classrooms, and Research. New York: Oxford University Press, 2012, p. 328-374.

CAMPOS, J. S. K. Formação de professores para aula de resolução de problemas a partir de um Lesson Study: contribuições, constrangimentos e desafios. (Dissertação de mestrado) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santos, Vila Velha, ES, Brasil, 2020.

CAMPOS, N. Q. O Lesson Study potencializando o ensino-aprendizagem da operação de divisão. 2018. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Instituição de Ensino: Universidade Federal do Espírito Santo, Rio De Janeiro, 2018.

CARDOSO, M. B. Múltiplas representações semióticas no ensino de função afim: enfoque na formação inicial de professores de matemática. 2015. Mestrado em Educação. Universidade Estadual Do Ceará, Fortaleza, 2015.

CARRIJO NETO, L. A. A pesquisa de aula (Lesson Study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em Matemática no 6º ano segundo o currículo do estado de São Paulo (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil, 2013.

COELHO, F. G. A Metodologia da Lesson Study na Formação de professores: uma Experiência com Licenciandos de Matemática. 2014. Mestrado em ensino de Matemática. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

FELIX, T. F. Pesquisando a melhoria de aulas de matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aula (Lesson Study). 2010. Profissionalizante em ensino de Ciências Exatas. Universidade Federal De São Carlos, São Carlos, 2010.

FREIRE, V. B. Uma experiência didática com dobradura de papel e geometria das transformações no plano no ensino de matrizes no ensino médio. 2018. Mestrado Profissional em ensino de Ciências Exatas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

FUJII, T. Implementing Japanese Lesson Study in Foreign Countries: Misconceptions Revealed. Mathematics Teacher Education And Development, v. 16, n. 1, p. 65-83, 2014.

GAIGHER, V. R. Formação do professor de matemática em aulas de resolução de problemas a partir de ações colaborativas e reflexivas. 2017. Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vila Velha, 2017.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação, 8, 7-22, 2009.

GONÇALVES, F. M. Aspectos de colaboração entre professores que ensinam matemática durante o planejamento de uma aula. 2021. Mestrado Profissional em ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021.

KUSTER, J. S. Formação de professores para aula de resolução de problemas a partir de um lesson study: contribuições e desafios. 2020. Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vila Velha, 2020.

LEWIS, C. C.; PERRY, R. R.; HURD, J. Improving Mathematics Instruction Through Lesson Study: A Theoretical Model And North American Case. Journal Of Mathematics Teacher Education, v. 12, n. 4, p. 285-304, 2009.

MAGALHÃES, P. D. Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: o método estudo e planejamento de lições nos contextos de escola e de ensino. 2008.Profissionalizante em Ensino. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

MARTINS, P. B. Potencialidades dos estudos de aula para a formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática na rede municipal de São Paulo no contexto de uma pesquisa envolvendo implementação curricular. 2020. Doutorado em Ensino de Ciências. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

MELLO, L. F. de. Formação do Conceito de Área e Perímetro a partir de aulas Baseadas no modelo Lesson Study. 2018. Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vila Velha, 2018.

MERICHELLI, M. A. J. Desenvolvimento Profissional e Implementação de Material Curricular: contribuições e Desafios a Serem Enfrentados a partir da Metodologia estudo de Aula. 2018. Doutorado em Ensino de Ciências. Universidade Cruzeiro Do Sul, São Paulo, 2018.

NETO, L. A. C. A Pesquisa De Aula (Lesson Study) No Aperfeiçoamento da Aprendizagem em Matemática no 6° Ano segundo o Currículo Do Estado De São Paulo. 2013. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos Biblioteca, 2013.

NEVES, T. M. Avaliação de Aulas de Matemática baseadas no Lesson Study: Proposta de um instrumento. 2018. Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vila Velha, 2018.

OLIVEIRA, M. A. de. (Res)Significações de saberes por licenciandos que vivenciam estudo de aula sobre distância entre dois pontos. 2020. Mestrado Profissional em ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2020.

PEREIRA, S. A. do V. O estudo de aula na ressignificação de saberes docentes de professores dos anos iniciais, ao vivenciar um grupo de estudo sobre medidas. 2019. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2019.

PONTE, J. P. da. et. al. O Estudo de Aula como processo de desenvolvimento profissional de Professores de Matemática. Bolema, Rio Claro (Sp), v. 30, n. 56, p. 868-891, Dez. 2016.

RICHIT, A.; PONTE, J. P. da; QUARESMA, M. Aprendizagens Profissionais de Professores evidenciadas em pesquisas sobre estudos de Aula. Bolema, Rio Claro (Sp), v. 35, n. 70, p. 1107-1137, Ago. 2021.

RODRIGUES, S. R. Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula. 2021. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, Londrina Biblioteca, 2021.

SARKIS, J. Aprendizagens de Alunos que Participam De Aulas Exploratório-Investigativas Com Foco Na Educação Financeira. 2020. Mestrado Profissional em Educação Escolar. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

SILVA, A. D. R. de M. Contribuições Da Jugyou Kenkyuu E Da Engenharia Didática Para A Formação E O Desenvolvimento Profissional De Professores De Matemática No Âmbito Do Estágio Curricular Supervisionado 2020. Doutorado Em Educação Matemática E Tecnológica. Universidade Federal De Pernambuco, Recife, 2020.

SILVA, S. D. da. Contribuições Do Estudo De Aula (Lesson Study) Para O Desenvolvimento Profissional De Professores Que Ensinam Matemática No 1º Ano Do Ensino Fundamental Utilizando Material Curricular. 2020. Doutorado Em Ensino De Ciências. Universidade Cruzeiro Do Sul, São Paulo, 2020.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, 4(2), 196-229, 2014.

STIGLER, J. W., HIEBERT, J. The Teaching Gap: Best Ideas from the World's Teachers for Improving Education in the Classroom. New York: The Free Press, 1999.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

TOMASI, A.P. Aspectos Da Colaboração Profissional Docente Mobilizados Em Um Estudo De Aula (Lesson Study) No Contexto Brasileiro. 2020. Mestrado Em Educação. Universidade Federal Da Fronteira Sul, Chapecó. 2020.

UTIMURA, G. Z. Conhecimento Profissional De Professoras De 4º Ano Centrado No Ensino Dos Números Racionais Positivos No Âmbito Do Estudo De Aula. 2019. Doutorado Em Ensino De Ciências. Universidade Cruzeiro Do Sul, São Paulo, 2019.

UTIMURA, G. Z. Docência Compartilhada Na Perspectiva De Estudos De Aula (Lesson Study): Um Trabalho Com As Figuras Geométricas Espaciais No 5° Ano. 2015. Mestrado Profissional Em Ensino De Ciências E Matemática. Universidade Cruzeiro Do Sul, São Paulo, 2015.

UTIMURA, G. Z.; BORELLI, S. de S.; Curi, E. Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios. Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), Brasil. V.4. p. 1-16, 2020.

WANDERLEY, R. A. J. Algumas Contribuições Do Lesson Study Para A Formação Do Professor De Matemática Em Aulas Que Promovam A Construção Do Conceito De Volume. 2019. Mestrado Profissional Em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vila Velha, 2019.

Downloads

Publicado

17-08-2023

Como Citar

Cardoso, M. B. ., Fialho, L. M. F., & Barreto, M. C. . (2023). LESSON STUDY NAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 86–107. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.86-107

Edição

Seção

Artigos Científicos