CONHECIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.415-440Palavras-chave:
Proposição de Problemas. , Resolução de Problemas. , Semiótica Peirceana. , Ensino Médio.Resumo
Este artigo tem como objetivo evidenciar conhecimentos dos alunos na relação entre a ação e a produção de signos na proposição e resolução de problemas matemáticos, pautados em temáticas de suas realidades e de seus interesses. Considerando os procedimentos relativos à Proposição de Problemas e à Resolução de Problemas presentes na literatura e os elementos pertencentes à semiótica de Peirce focados na semiose, nos debruçamos na proposição e resolução de um problema por alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de um colégio público do interior de São Paulo. As gravações em áudio dos grupos na proposição e resolução do problema e na plenária, bem como registros escritos e fotografias compuseram os dados que analisamos. Por meio da análise qualitativa da ação e produção de signos dos alunos em dois episódios - proposição de problemas e resolução de problemas - estruturada via Árvores de Associação de Ideais, evidenciamos que a semiose não é limitada e está atrelada ao avanço dos alunos tanto na proposição, quanto na resolução e possível reformulação do problema, de modo que conhecimentos sobre a situação presente no problema, sobre a dinâmica de sua resolução e a Matemática necessária para uma solução se articulam às experiências dos alunos.
Downloads
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Orgs). Resolução de problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.
ALLEVATO, N. S. G.; POSSAMAI, J. P. Proposição de Problemas: possibilidades e relações com o trabalho através da Resolução de Problemas. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista, v. 7, n. 18, maio-ago., p. 153-172, 2022.
BARWELL, R. Word Problems: connecting language, mathematics and life. In: ONTARIO. The Literacy and Numeracy Secretariat. Ontario Association of Deans of Education. What works? Research into practice. Research Monograph, n. 34, jun. 2011. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1ERkidLB45qz_UNraZwOSuoE3nR26-L-V/view>. Acesso em 08 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARNEIRO, R. F. Formulação e resolução de problemas em aulas de matemática de um 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 4, n. 7, p. 1880-205, jul.-dez. 2015.
CHICA, C. H. Por que formular problemas? In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.151-173.
D’AMORE, B.; PINILLA, M. I. F.; IORI, M. Primeiros elementos de semiótica: sua presença e sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
DRIGO, M. O. Comunicação e Cognição: semiose na mente humana. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
FIDALGO, A; GRADIM, A. Manual de Semiótica. 1. ed. Portugal: UBI, 2005. 224 p. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2015.
GIESELER, L. C.; POSSAMAI, J. P. Um ponto de partida para a proposição de problemas nos anos iniciais. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista, v. 7, n. 18, maio-ago, p. 241-254, 2022.
HIEBERT, J.; CARPENTER, T. P.; FENNEMA, E.; FUSON, K. C.; WEARNE, D.; MURRAY, H.; OLIVIER, A.; HUMAN, P. Making sense: teaching and learning mathematics with understanding. Portsmouth: Heinemann, 1997.
LESTER, F. K. Thoughts About Research On Mathematical Problem-Solving Instruction. The Mathematics Enthusiast, v. 10, n. 1-2, p. 245-278, 2013.
LIMA; L. S.; SEGADAS, C. Formulação de problemas envolvendo generalização de padrões por alunos do Ensino Fundamental: análise de registros orais e escritos. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 4, n. 7, jul.-dez., p. 48-65, 2015.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2013.
NÖTH; W.; SANTAELLA, L. Introdução à semiótica. São Paulo: Paulus, 2017.
ONUCHIC, L. R.; Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p.199-218.
OTTE, M. Mathematical epistemology from a semiotic point of view. In: PME INTERNATIONAL CONFERENCE, 25., 2001, Utrecht. PME… Utrecht: University of Utrecht, 2001. p. 1-32. Unpublished manuscript.
PEIRCE, C. S. Semiótica e filosofia: textos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1972.
PEIRCE, C. S. The essential Peirce: selected philosophical writings. HOUSER, N. et al. (Ed.). Bloomington: Ed. Indiana University Press, 1998. 448 p. Citado como EP seguido do número do volume.
PEIRCE, C. S. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
POLYA, G. How to solve it: a new aspect of mathematical method (2nd ed.). Princeton: Princeton University Press, 1988.
PROENÇA, M. C. MAIA-AFONSO, E. J. Resolução de problemas: análise de propostas de ensino em dissertações de mestrado profissional. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 09, n. 18, p.180-201, jan.-jun. 2020.
RODRIGUES, S. A. M; NUNES, C. B. Resolução e elaboração/formulação de problemas: uma experiência didática no 6º ano do Ensino Fundamental II. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista, v. 7, n. 18, maio-ago, p. 255-278, 2022.
ROZARIO, T. A.; PROENÇA, M. C. Resolução de problemas e área de triângulo: análise dos conhecimentos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 11, n.26, p. 492-527, set.-dez. 2022.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
SANTAELLA, L. A Teoria Geral dos Signos: como as linguagens significam as coisas. 2. reimpr. da 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
SANTAELLA, L. Charles Sanders Peirce: excertos. São Paulo: Paulus, 2020.
SANTAELLA, L.; NÖTH; W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 9. reimpr. da 1. ed. São Paulo: Iluminuras, 2017.
SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Eds.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989, p. 31-42.
SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Virtual, 2013.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VERSCHAFFEL, L.; GREER, B.; DE CORTE, E. Making sense of word problems. Lisse, The Netherlands: Swets & Zeitlinger, 2000. (Contexts of Learning).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.