CAIXAS DE LEITE DE DIFERENTES TIPOS: ENSINANDO VOLUME E ÁREA DE SUPERFÍCIE DE UM PRISMA POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.526-544

Palavras-chave:

Resolução de problemas. , Aprendizagem com compreensão. , Grandezas e medidas. , Prática Educativa.

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar uma experiência desenvolvida por meio da metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, de modo a possibilitar o desenvolvimento de uma aprendizagem com compreensão da Matemática em uma prática que envolve o cálculo de medidas de volume e superfície de um prisma, com estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental. Ela fez parte de uma pesquisa de mestrado, de modo que foi realizada uma análise qualitativa, com base na observação participante e no diário de campo da professora pesquisadora, registros escritos dos estudantes com a resolução da atividade, seus depoimentos e registros feitos por meio de gravações de áudio e fotografias. Os resultados mostraram que a resolução do problema apresentado por meio dessa metodologia possibilitou que os estudantes compreendessem melhor os conceitos de capacidade, volume e área de superfície de prismas e analisassem qual das formas seria mais vantajosa (lucrativa) considerando apenas a matéria prima utilizada. Além disso, contribuiu para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes e, propiciou que a professora pesquisadora analisasse as estratégias de resolução dos estudantes durante o processo e verificasse a compreensão dos conceitos envolvidos e sua importância para essa situação prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Cristina Joenk Hoffmann, Universidade Regional de Blumenau

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM, pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau (SC). Atualmente é professora da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, atuando como professora no Ensino Fundamental - Séries Iniciais e Finais (Matemática) e nos cursos de graduação. 

Viviane Clotilde Silva, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação para Ciência pela UNESP, campus Bauru, São Paulo, Brasil. Mestre em Educação Matemática pela UNESP, campus Rio Claro, São Paulo, Brasil e licenciada em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Atualmente sou professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau - FURB, de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de la R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. de la R. et al. (org.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco, 2021 (ebook). p. 40-63.

BICER, A. A systematic literature review: Discipline-specific and general instructional practices fostering the mathematical creativity of students. International Journal of Education in Mathematics, Science, and Technology, v. 9, n. 2, p. 252-281, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46328/ijemst.1254. Acesso em: 20 abr. 2023

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018, versão completa. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

CARDOZO, D., POSSAMAI, J. P. As dimensões do making sense: a compreensão de funções exponenciais a partir de uma atividade investigativa. Acta Scientiae, Canoas, vol 21, n. 4, p. 2-19, jul/ago 2019. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/28583/1/Cardozo2019The.pdf . Acesso em: 20 abr. 2021.

GONTIJO, C. H.; et al. Criatividade em Matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019.

GRANDO, R.C. Recursos Didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais

manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 05,

n. 02, p. 393-416, Outubro, 2015. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/117. Acesso em: 16 nov. 2022.

HOFFMANN, L. C. J.; SILVA, V. C. da. Práticas de Ensino sobre Grandezas e Medidas

nos anos finais do Ensino Fundamental: a potencialidade do uso da Sala Ambiente.

Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Programa

de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Regional de

Blumenau, Blumenau. 2022. Disponível em: furb.br/bibliotecadigital. Acesso em: 10 nov. 2022.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problema: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema. Boletim de Educação Matemática. UNESP. Rio Claro, v. 25, p. 73-98, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/72994. Acesso em: 15 jun. 2021.

ONUCHIC, L. R.; MORAIS, R. S. Resolução de problemas na formação inicial de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.15, n.3, p.671-691, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/16951 . Acesso em: 20 jun. 2021.

SILVER, Edward A. Fostering creativity through instruction rich in mathematical problem solving and problem posing. ZDM: the international journal on mathematics education. p. 75-80, January 1994

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6.ed. Porto Alegre: Penso, 2009.

VAN DE WALLE, J. A. Teaching Mathematics for Understanding. In: VAN DE WALLE, J. A; KARP, K.; WILLIAMS, J. M. B.; LOVIN L. Teaching Student-Centered Mathematics. Person, 2014, p. 1-12.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins

Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

Hoffmann, L. C. J., & Silva, V. C. (2023). CAIXAS DE LEITE DE DIFERENTES TIPOS: ENSINANDO VOLUME E ÁREA DE SUPERFÍCIE DE UM PRISMA POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS . Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 526–544. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.526-544

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática