O POTENCIAL DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA REMOTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: VALOR POSICIONAL E MULTIPLICAÇÃO EM CENA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.477-498Palavras-chave:
Educação Matemática, Operações, Ensino Remoto, Covid-19, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo analisou o potencial formador de uma oficina pedagógica, de caráter dialógico, sobre valor posicional dos algarismos e multiplicação numa experiência de ensino de Matemática, realizada no formato de ensino remoto, em uma turma de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). Estudo de abordagem qualitativa e exploratória, teve como instrumentos de coleta de dados a análise da interação pelo chat, as observações durante a oficina e o questionário on-line de avaliação (Formulário Google). Para a interpretação dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Da organização dos dados emergiram três categorias: ampliação de estratégias pedagógicas na e para a atuação docente; possibilidade de formação lúdica e dinâmica em relação aos conhecimentos matemáticos trabalhados e diferenciação entre o ensino remoto e o ensino presencial: perdas e superações. Verificou-se que a oficina pedagógica, no formato remoto, mostrou-se necessária e pertinente àquele momento de pandemia da Covid-19, com potencial lúdico e dinâmico de formação. Os participantes, apesar das dificuldades quanto ao ensino remoto e à formação à distância não esperada, afirmaram que a vivência e a discussão acerca de conteúdos matemáticos propostos pressupõem estratégias pedagógicas, aprendizagens e reflexões que levam em consideração as diferentes condições e modos de aprender (e ensinar) dos atores envolvidos na ação educativa.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: EdUnivelle, 2015.
ARAÚJO, J. C. R. A conversa na Web: um estudo da transmutação em um gênero textual. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e Gêneros Digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 91-109.
ARRUDA, J. P.; MORETTI, M. T. Cidadania e Matemática: um olhar sobre os livros didáticos para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Contrapontos. Ano 2, n. 6, p. 423-437, Itajaí (SC), set./dez. 2002. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/download/185/157. Acesso em: 06 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União – DOU, Imprensa Nacional [Internet]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 28 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
______. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: matemática. Ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2008.
BRASIL. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Grandezas e Medidas (Caderno 6). Brasília, DF: SEB/MEC, SEB, 2014a.
______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de problemas. Brasília, DF: MEC, SEB, 2014b.
______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática. Brasília, DF: MEC, SEB, 2014c.
DISTRITO FEDERAL, Secretaria de Educação. Currículo em Movimento da Educação Básica. Brasília, DF: SEEDF, 2018.
DRUMMOND, C. Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças pequenas. Porto Alegre, RS: Pátio; Grupo A Editora, 2003.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 10 ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.
FEITOSA, M. C.; MOURA, P. S.; RAMOS, M. S. F.; LAVOR, O. P. Ensino Remoto: O que pensam os alunos e professores?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5, 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11383/11246. Acesso em: 14 jun. 2021.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educase Review, Boulder, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340535196_The_Difference_Between_Emergency_Remote_Teaching_and_Online_Learning. Acesso em: 14 jun. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2015/IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf. Acesso em: 9 set. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019 [recurso eletrônico]. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
KENSKI, V. M. Novas tecnologias – o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, nº 8, p. 58-71, 1998. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE08/RBDE08_07_VANI_MOREIRA_KENSKI.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas (SP), v. 37, e200067, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.
MELO, L. D. M.; SOARES, L. E. B.; CAVALCANTE, L. P. S. Percepção de graduandos de instituições públicas, sobre o ensino remoto diante a pandemia da covid-19. Anais do V CONAPESC... Campina Grande, PB: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/73147. Acesso em: 18 jun. 2021.
MORAN, J. M. A integração das tecnologias na educação. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5 ed. Campina, SP: Papirus, 2013, p. 89-90.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MOREIRA, G. E.; MANRIQUE, A. L.; MARTINS, A. P. L.; SANTOS, A. C.; VAN HATTUMM-JANSSEN, N.; AREZES, P. M. F. M.; MURTINHO, M. H. Validação da Escala Multidimensional de Inclusão de Alunos com NEE em Aulas de Matemática. In: MANRIQUE, A. L.; MARANHÃO, M. C. S. A.; MOREIRA, G. E. (orgs). Desafios da Educação Matemática Inclusiva: formação de professores. Volume I. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 83-100.
MOREIRA, G. E.; VIEIRA, L. B.; FRAZ, J. N.; FERREIRA, W. C.; TEIXEIRA, C. J. Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática: socializando experiências exitosas do DIEM. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e001, 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/865/425. Acesso em: 28 ago. 2021.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123/8228. Acesso em: 18 jun. 2020.
MOURA, E. M. B.; FRAZ, J. N.; SANTOS, K. V. G.; MOREIRA, G. E. Grandezas e Medidas no Contexto da Inclusão: a Educação Matemática na formação do professor. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3778/4230. Acesso em: 19 ago. 2021.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR - NIC.br (Ed.). Pesquisa web sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus: Painel TIC COVID-19 [livro eletrônico]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20210426095323/painel_tic_covid19_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.
PACHECO, M. A. T.; PINTO, L. R.; PETROSKI, F. R. O uso do celular como ferramenta pedagógica: uma experiência válida. XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE; IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE; IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), Anais..., 2017, p. 6363-6376. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24549_12672.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.
REIS, D. S. Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate. Olhar de Professor, Ponta Grossa (PR), v. 23, n. 1, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15592/209209213498. Acesso em: 16 nov. 2021.
SANTOS JUNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e Covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa (BA), v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583/pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.
TEIXEIRA, C. J.; FRAZ, J. N.; FERREIRA, W. C.; MOREIRA, G. E. Percepção de professores que ensinam Matemática sobre o Ensino Remoto Emergencial e o processo de ensino-aprendizagem. Debate em Educação, vol. 13, nº. 31, Jan./Abr., 2021, pp. 966-991. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11784. Acesso em: 26 jun. 2021.
VIEIRA, K. M.; POSTIGLIONI, G. F.; DONADUZZI, G.; PORTO, C. S.; KLEIN, L. L. Vida de estudante durante a pandemia: Isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. EaD em Foco, v. 10, n. 3, e 1147, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1147/574. Acesso em: 11 jul. 2021.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.