O CONHECIMENTO MATEMÁTICO CONSTITUÍDO COM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.447-461Palavras-chave:
Constituição de conhecimento, Cálculo diferencial e integral, Modelagem Matemática. Ensino superiorResumo
Neste trabalho, relatamos a experiência vivida com um clássico problema de otimização volumétrica, tomado como uma atividade de Modelagem Matemática para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Refletimos sobre os conhecimentos matemáticos constituídos e sobre os modos constituintes, com aquilo que foi exposto em relatório de aula por quatro sujeitos que vivenciaram a atividade. Como síntese articuladora desse pensar reflexivo, inferimos que, os conhecimentos matemáticos constituídos convergiram aos conhecimentos vislumbrados a priori e, classicamente, abordados pelo problema, porém, extrapolaram a solução esperada, indo além do que é sugerido corriqueiramente pelos livros-texto. O modo que se constituíram se revelou amparado na literatura, na observação, na experimentação, na demonstração e, em partes, mediado pelo processo indutivo. Além disso, os sujeitos recorreram à tecnologia digital e, ocasionalmente, ao diálogo com o professor. Avaliamos positivamente a experiência vivida com a Modelagem Matemática que não limitou o problema à sua solução e abriu a possibilidade de distanciar-se dos modos usuais que ele é abordado nos livros-texto em sala de aula.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. M. W; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
ALMEIDA, L. M. W; FATORI, L. H.; SOUZA, L. G. S. Ensino de Cálculo: uma abordagem usando Modelagem Matemática. Revista Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 16, 2010.
CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática. 1ª Edição. Lisboa: Sá da Costa, 1984.
COSTA, D. M. B. et al. Geometria espacial métrica. In COSTA, D. M. B.; TEIXEIRA, J. L.; SIQUEIRA, P. H.; SOUZA, L. V. Elementos de Geometria: Geometria Plana e Espacial. 3 ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, p. 150-172, 2012. Disponível em: <http://www.exatas.ufpr.br/portal/docs_degraf/elementos.pdf>. Acesso em 5 jul. 2022.
DIOGO, M. G. V. S. Uma Abordagem Didático-Pedagógica do Cálculo Diferencial e Integral I Na formação de professores de Matemática. 2015, 256p. Tese (doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.
FERREIRA, A. B. O. Mini Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8 ed. Curitiba: Positivo, 2010.
MONDINI, F.; MOCROSKY, L. F.; PAULO, R. M. O ensino de Cálculo Diferencial e Integral I: possibilidades de investigação. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 23, n. 59, p. 150-162, 2018.
NASCIMENTO, D. A. Métodos para Encontrar Raízes Exatas e Aproximadas de Funções Polinomiais até o 4º Grau. 81 f. Dissertação (mestrado profissional em matemática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
LEITHOLD, L. Cálculo com Geometria Analítica. 3 ed. São Paulo: Harbra & Row do Brasil, 1994.
PAULO, R. M.; SILVA, R. H. G. Aulas Investigativas e a formação do professor de Matemática. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 13, Recife. Anais [...] Brasil, p. 1-11, 2011.
SCHRENK, M. J.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática como Prática Pedagógica: Uma Possível Caracterização em Educação Matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 24, n. 1, p. 194-224, 2022.
STEWART, J. Cálculo. Vol. 1. 7 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.