ETNOMATEMÁTICA: A MATEMÁTICA PRESENTE NO TRABALHO DOS PEDREIROS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.223-243Palavras-chave:
Etnomatemática, Matemática Empírica, Matemática Formal, PedreirosResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo investigar os métodos matemáticos utilizados empiricamente pelos pedreiros, apresentando os resultados matemáticos que os sustentam. Para alcançar o objetivo buscamos evidenciar a Matemática empírica desenvolvida por pedreiros; Compreender como a Matemática empírica é desenvolvida por eles e Explorar os conhecimentos matemáticos empíricos utilizados pelos pedreiros relacionando-os com a Matemática escolar. A abordagem metodológica utilizada foi de caráter qualitativa do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas a três pedreiros, profissionais do âmbito da construção civil. Na análise dos dados tomamos como principal referência os pressupostos teóricos de Ubiratan D’Ambrósio. Ressaltamos que os métodos matemáticos estão presentes no cotidiano dos participantes e que todos os seus conhecimentos relacionados a estes métodos foram adquiridos através de experiências vivenciadas na prática cotidiana. Por fim, evidenciamos que a Matemática Empírica e a Matemática formal estão intimamente relacionadas nas práticas dos pedreiros, influenciando esses profissionais na obtenção de conhecimentos essenciais para a sua profissão.
Downloads
Referências
ALVES, Evanilton Rios. Atividade de marcenaria e Etnomatemática: possibilidades num contexto de formação de professores. Trabalho de conclusão (mestrado profissional em Ensino de Matemática). PUC/SP, São Paulo, Brasil, 2006.
AMARANTE, Sandra da Silva. Pedreiros e mestre de obras-matemáticos sem conhecimentos científicos. CONNECTION LINE-REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, n. 5, 2014.
BAIL, Viviane Schumache. Educação matemática de jovens e adultos: trabalho e inclusão. Florianópolis: Insular, 2002. BISHOP, Alan J. Mathematics education in its cultural context. Educational studies in mathematics, v. 19, n. 2, p. 179-191, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: versão final. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998. CONSTRUÇÃO CIVIL. Nivelamento: Nível de mangueira. 2011.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como acesso a uma história holística. Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento, p. 76-124, 1993.
D'AMBRÓSIO, Ubiratan. A era da consciência. Editora Peirópolis, 1997.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 4ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Pesquisa em Etnomatemática. São Paulo, 2002.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 2007.
DAVID, Maria Manuela; MOREIRA, Plínio Cavalcanti; TOMAZ, Vanessa Sena. Matemática Escolar, Matemática Acadêmica e Matemática do Cotidiano: uma teia de relações sob investigação. In Acta Scientia e Canoas v. 15 n.1 p.42-60 jan./abr. 2013.
DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade. Editora 34, 2001.
FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho. Raciocínio proporcional: integrando aritmética, geometria e álgebra com o GeoGebra. 2016. 280 f. 41 Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2016.
FERREIRA, Eduardo. A importância do conhecimento etnomatemático indígena na escola dos não-índios. Em aberto, v. 14, n. 62, 1994.
GASPAR, Alberto. A educação formal e a educação informal em ciências. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, p. 171-183, 2002.
GERDES, Paulus. Etnomatemática: reflexões sobre Matemática e diversidade cultural. Ribeirão: Edições Húmus, 2007.
KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda Maria; DUARTE, Claudia Glavam. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
LAVE, J. Do lado de fora do supermercado. In: FERREIRA, M. K. (Org.). Idéias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002. p. 65-98.
MEYERS, Robert G. Empirismo. Editora Vozes Limitada, 2017.
MIRANDA, Daniel. Matemática Empírica. Universidade Federal do ABC, 2009.
MUDRAK, Helen Tailane; RISTAU, Kemeli Müller. Etnomatemática: uma abordagem de ensino na construção civil. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação-COLBEDUCA, v. 4, n. 1. 2020.
NETO, Rosa. Didática da matemática. São Paulo: Ática, 2002. SANTOS, André Martins;
SANTOS, André Martins; ARAUJO, Valdiane Sales. Matemática na construção civil. Multidebates, v. 4, n. 4, p. 167-181, 2020.
SCHWANTES, Vilson et al. Uma reflexão sobre a etnomatemática do pedreiro e a matemática escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 07, Vol. 14, pp. 87-106. Julho de 2019. ISSN: 2448- 0959.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.