OS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA MOLDADOS, EM AÇÃO E REALIZADOS: UMA ANÁLISE DA COMBINATÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Apresenta-se um recorte dos principais achados de um estudo de doutorado que analisou, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1986), o trabalho com a Combinatória nos currículos moldados, em ação e realizados postos em prática por dois professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, foram feitas entrevistas, solicitados e analisados planos de ensino, observadas aulas de Combinatória e efeitos da prática de ensino. Constatou-se que os professores evidenciaram pouco conhecimento do conteúdo, de sua abordagem em materiais curriculares e de seus processos de ensino e aprendizagem. Entretanto, na modelação, propuseram diferentes situações combinatórias, seus invariantes e variadas representações simbólicas. Percebeu-se que os professores contemplaram em seus currículos em ação diferentes situações de Combinatória, sendo no 1º segmento apenas produtos de medidas e quatro tipos de situação no 2º segmento. Os invariantes foram contemplados no desenvolvimento de suas aulas, bem como o uso de desenhos, imagens, listagens e árvores de possibilidades como representações simbólicas. No tocante aos efeitos das práticas, tanto os estudantes como os professores evidenciaram aprendizagens com desenvolvimento de estratégias de sistematização dos dados contidos nos problemas. Conclui-se serem necessários aprofundamentos nos distintos segmentos da EJA, no que diz respeito aos currículos moldados, em ação e realizados – em particular quanto às situações combinatórias tratadas, seus invariantes e modos de representação simbólica.
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