MODELAGEM E EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES E AÇÕES DOS PROFESSORES

Autores

  • Rafaela Gonçalves Ferreira
  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.54-71

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação em Modelagem Matemática, Análise de Conteúdo

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar percepções e ações manifestadas por professores da Educação Infantil no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, em particular, ao aprender sobre modelagem matemática. Dados coletados no desenvolvimento de uma oficina formativa com cinco professores balizam o processo analítico por meio de registros escritos no desenvolvimento de atividades, respostas à questionários e relatórios reflexivos. Amparados na abordagem metodológica da Análise de Conteúdo, a discussão de resultados indica que o grupo de professores, a partir de suas vivências e considerando a familiarização com a modelagem matemática, manifestam percepções e ações ao aprender sobre modelagem matemática, tais como: reconhecer a modelagem matemática como alternativa para o ensino; conhecer aspectos teóricos sobre modelagem matemática; identificar as características da modelagem matemática; reconhecer e identificar as fases e procedimentos por meio do desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática; possibilitar o ensino de matemática de maneira lúdica na Educação Infantil; planejar atividades de modelagem matemática para implementação na sala de aula da Educação Infantil.

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Publicado

14-12-2021

Como Citar

Ferreira, R. G., & Sousa, B. N. P. A. (2021). MODELAGEM E EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES E AÇÕES DOS PROFESSORES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 54–71. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.54-71