EM DIREÇÃO À MATEMATIZAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: INTERVENÇÕES MEDIADAS PELA AVALIAÇÃO EM FASES

INTERVENTIONS MEDIATED BY ASSESSMENT IN PHASES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.237-262

Palavras-chave:

Ensino remoto, Atividades de modelagem matemática, Avaliação formativa, Cálculo Diferencial e Integral

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como ocorre matematização em um processo de avaliação em fases em Modelagem Matemática? Com esse propósito, pautamo-nos em aportes teóricos da Modelagem Matemática, como uma possibilidade de abarcar conteúdos matemáticos, focando na matematização bem como em pesquisas que versam sobre avaliação em modelagem. Consideramos a avaliação em fases como um subsídio para regular a matematização realizada por um grupo de alunos numa disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de cursos de Engenharia de uma universidade federal do Paraná. A análise qualitativa, inspirada na Research Design, revelou que o acompanhamento possibilitado pela avaliação em fases permitiu diagnosticar que a matematização, em alguns momentos, foi orientada pelos professores e outras vezes foi requerida de forma imperativa pelos professores. As intervenções e diálogos nas diferentes fases da avaliação permitiu diagnosticar que os alunos não estavam conseguindo vincular a matemática estudada na disciplina de Cálculo com a matemática necessária para descrever o problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

Silva, K. A. P. da, Borssoi, A. H., & Dalto, J. O. (2021). EM DIREÇÃO À MATEMATIZAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: INTERVENÇÕES MEDIADAS PELA AVALIAÇÃO EM FASES: INTERVENTIONS MEDIATED BY ASSESSMENT IN PHASES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 237–262. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.237-262