MODELAGEM MATEMÁTICA E PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.98-123Palavras-chave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Pensamento Algébrico, Ensino FundamentalResumo
Este artigo tem por objetivo investigar como atividades de Modelagem Matemática, na perspectiva da Model-Eliciting Activities (MEAs), podem contribuir com o desenvolvimento do pensamento algébrico no 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso foi desenvolvida uma atividade de Modelagem Matemática nessa perspectiva em uma turma de 6º ano, com alunos de 11 a 14 anos, de um Colégio Estadual localizado no Norte do Paraná. A pesquisa foi realizada no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e tem caráter qualitativo, de cunho interpretativo, cujos dados analisados advém das gravações em áudio, vídeo e imagens e das produções escritas dos alunos. Constatamos no desenvolvimento da atividade a presença das cinco formas de pensamento algébrico, indicadas por Kaput (1999), algumas com mais frequência que outras, uma vez que os alunos utilizaram conhecimentos condizentes com sua idade e ano escolar, sinalizando que as formas de pensamento algébrico podem ser desenvolvidas ao longo dos anos escolares, possibilitando o estabelecimento de estruturas capazes de fornecer uma base para níveis mais elevados de abstração e formalização. Pontuamos, ainda, o potencial das atividades de Modelagem Matemática, na perspectiva das MEAs, para desenvolver o pensamento algébrico, particularmente no que se refere à produção de modelos matemáticos.