MODELAGEM MATEMÁTICA E PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.98-123

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Pensamento Algébrico, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar como atividades de Modelagem Matemática, na perspectiva da Model-Eliciting Activities (MEAs), podem contribuir com o desenvolvimento do pensamento algébrico no 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso foi desenvolvida uma atividade de Modelagem Matemática nessa perspectiva em uma turma de 6º ano, com alunos de 11 a 14 anos, de um Colégio Estadual localizado no Norte do Paraná. A pesquisa foi realizada no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e tem caráter qualitativo, de cunho interpretativo, cujos dados analisados advém das gravações em áudio, vídeo e imagens e das produções escritas dos alunos. Constatamos no desenvolvimento da atividade a presença das cinco formas de pensamento algébrico, indicadas por Kaput (1999), algumas com mais frequência que outras, uma vez que os alunos utilizaram conhecimentos condizentes com sua idade e ano escolar, sinalizando que as formas de pensamento algébrico podem ser desenvolvidas ao longo dos anos escolares, possibilitando o estabelecimento de estruturas capazes de fornecer uma base para níveis mais elevados de abstração e formalização. Pontuamos, ainda, o potencial das atividades de Modelagem Matemática, na perspectiva das MEAs, para desenvolver o pensamento algébrico, particularmente no que se refere à produção de modelos matemáticos.

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Biografia do Autor

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior, Classe Adjunto, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT). Licenciado em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (atual Universidade Estadual do Paraná) - 2010. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2016). Vice-diretor da SBEM-PR.

Cristiana Fadin, Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná (SEED)

Professora do Quadro Próprio do Magistério (QPM) - SEED (2012). Licenciada em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (atual Universidade Estadual do Paraná) - 2007. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2021).

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Publicado

14-12-2021

Como Citar

Tortola, E., & Fadin, C. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA E PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 98–123. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.98-123