A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.192-212Palavras-chave:
Função Quadrática. Modelagem Matemática. Aprendizagem Significativa. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado de Silva (2018), no qual são relatadas as contribuições de uma atividade sobre função quadrática, por meio da modelagem matemática, proposta a uma turma do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta atividade foi proposto um modelo matemático para descrever o lançamento horizontal de um determinado objeto proveniente de uma aeronave em pleno voo, visando contribuir com uma aprendizagem significativa para os estudantes. Para realização da atividade, utilizaram-se as fases da modelagem matemática de acordo com Almeida (2013), bem como aplicamos de mapas conceituais para verificar indícios de aprendizagem significativa de acordo com Moreira (2010). A coleta de dados foi efetuada por meio de questões sobre a função quadrática e de mapas conceituais produzidos pelos alunos. A partir das análises das produções dos alunos, puderam ser observados indícios de aprendizagem significativa entre esses estudantes do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).