CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO PRÁTICA AUDIOVISUAL E ESTILOS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.123-148Resumo
O processo de ensino-aprendizagem da matemática tem se traduzido como um dos maiores desafios para educadores brasileiros de todos os níveis da educação escolarizada. Lacunas de aprendizagem se tornam mais evidentes no ensino superior, que exige do aluno cada vez mais poder de síntese e abstração frente aos problemas cotidianos. Partindo deste contexto, o presente texto é um relato de uma experiência realizada no âmbito da disciplina "Cálculo Diferencial e Integral" para cursos de graduação selecionados em uma universidade federal, entre 2017 e 2018. Resultante de projeto interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Comunicação, a experiência contou com a produção de audiovisuais e também com a adaptação de estratégias didáticas com o respaldo teórico-metodológico dos Estilos de Aprendizagem. Os resultados obtidos demonstram que as ações desenvolvidas apresentaram importantes contribuições no âmbito da educação matemática.