UM CENÁRIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.267-289Resumo
O objetivo deste artigo foi investigar como a Resolução de Problemas se apresenta nos Cursos de Licenciatura em Matemática da Região Sul do Brasil. Para isso, buscaram-se elementos nos documentos e ementas dos cursos cadastrados no portal e-MEC e por meio de consulta individual nos sites das universidades. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa, na modalidade documental, na tentativa de compreensão dos significados e características situacionais. Os resultados indicam que em 43 dos 49 cursos em que foi possível obter os dados, a Resolução de Problemas é trabalhada como tópico de ementa de uma ou mais disciplinas da Educação Matemática. Além disso, em dois cursos a Resolução de Problemas é disciplina obrigatória e em quatro, é abordada como disciplina optativa. Algumas fragilidades para a realização desta pesquisa foram: quanto o acesso às matrizes curriculares dos cursos e às referências utilizadas; cursos em processo de extinção, sem informações no site das instituições e cursos em reformulação, cujo novo cenário pode apresentar divergências em relação aos dados obtidos no levantamento realizado.