A PRESENÇA DOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PROVAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.406-424Resumo
Neste trabalho analisamos as provas do nível 3, aplicadas na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP), no período de 2005 a 2019 e nos interessamos, enquanto foco da pesquisa, pelos conteúdos estruturantes de matemática da Educação Básica. Perseguimos este objetivo com a interrogação: como se revela a presença dos conteúdos estruturantes da Educação Básica nas provas da primeira fase, do nível 3, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares? O estudo seguiu a abordagem qualitativa, do tipo documental e considerou tanto o enunciado das questões, quanto as respectivas resoluções para a análise. Desse proceder, é possível inferir que a presença dos conteúdos estruturantes da Educação Básica nas provas da OBMEP, no período supracitado, se revela plural, parcial e timidamente inter-relacionada. Os campos da Aritmética e da Álgebra foram preponderantes nas provas, seguidos da Geometria e da Estatística. Há indícios de desencontros entre o que está proposto nos documentos oficiais e o que foi apresentado nas provas da OBMEP, no tocante aos conteúdos matemáticos, o que pode promover certa desarmonia entre aquilo que é ensinado nas escolas e cobrado nas avaliações.