ELEMENTOS ASSOCIADOS À RETENÇÃO EM CÁLCULO I: A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Thaisa Carneiro da Cunha Guio
  • Leandro da Silva Barcellos

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.336-362

Resumo

Neste trabalho, foram analisados fatores que influenciaram a retenção na disciplina de Cálculo I de acordo com a perspectiva de estudantes/ex-estudantes da graduação em Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo e do tipo exploratório, no qual os dados foram produzidos e coletados por meio de um questionário misto, no segundo semestre de 2019. O processo analítico ancorou-se na Análise de Conteúdo, e buscou interpretar percepções e vivências relativas às retenções. Com um total de 27 (vinte e sete) estudantes participantes no questionário, os fatores mais mencionados foram: a base matemática insuficiente, o nível de exigência das aulas e/ou avaliações, transtornos psicológicos e/ou problemas de saúde, bem como a postura e didática do(a) docente em sala de aula. Apesar de nossos resultados permitirem o estabelecimento de relações entre esses e outros dos diversos fatores apontados pelos(as) alunos(as), eles corroboram o fato de que a retenção em Cálculo I constitui um problema estritamente multifacetado e complexo.

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Publicado

30-09-2021

Como Citar

Guio, T. C. da C., & Barcellos, L. da S. (2021). ELEMENTOS ASSOCIADOS À RETENÇÃO EM CÁLCULO I: A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 336–362. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.336-362

Edição

Seção

Artigos Científicos