SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CAMPO CONCEITUAL DAS ESTRUTURAS ADITIVAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.174-190Resumo
Este estudo investigou a solução de problemas de estrutura aditiva de 3 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma lista de problemas e de uma entrevista sobre as soluções. Os dados obtidos foram apresentados de acordo com as categorias: envolvimento na atividade, elaboração de estratégias próprias, construção e manipulação de representações múltiplas e compreensão conceitual. Tais categorias emergiram dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. A análise dos protocolos não conseguiu evidências de que os estudantes tenham
aprendido de maneira significativa o conceito de adição, uma vez que não conseguiram solucionar, de modo satisfatório, a maioria dos problemas. Os resultados parecem indicar que devemos evoluir das práticas de transmissão de informações e utilização mecânica da memória, para práticas que privilegiem a construção dos conhecimentos, juntamente com o desenvolvimento de atitudes e
habilidades para solucionar problemas, considerando uma variedade de situações, os conhecimentos prévios e as experiências culturais de nossos estudantes.