UMA REFLEXÃO SOBRE OS CONCEITOS MATEMÁTICOS ENTENDIDOS COMO INSTITUIÇÕES DE SENTIDOS

Autores

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.191-203

Resumo

Este texto tem o objetivo de apontar o conjunto de conceitos matemáticos entendidos como uma de nossas instituições de sentidos, já que são convenções criadas por nossa sociedade. Para tanto, buscamos, em nossa pesquisa teórica, autores que compreendem a matemática como regras normativas que não dependem da empiria, bem como nascem de necessidades próprias, e não de problemas do cotidiano, mas que podem servir para contextualiza-lo. Nossas análises estão amparadas na filosofia
do segundo Wittgenstein e alguns de seus comentadores para tratarmos dos temas das invenções de regras, da gramática da matemática e dos sentidos que emergem do ensino e da aprendizagem da matemática, bem como nas ideias de Descombes, a fim de refletirmos sobre o conceito de instituição de sentidos. Os resultados de nossa investigação acenam para uma necessidade de socializar os conhecimentos matemáticos via ensinamentos em nossas escolas e universidades e concluímos que a herança desses conhecimentos não pode ser sonegada.

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Publicado

22-01-2021

Como Citar

Silveira, M. R. A. da. (2021). UMA REFLEXÃO SOBRE OS CONCEITOS MATEMÁTICOS ENTENDIDOS COMO INSTITUIÇÕES DE SENTIDOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 191–203. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.191-203

Edição

Seção

Artigos Científicos