EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Maria Manuela Figuerêdo Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Ana Coêlho Vieira Selva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.236-260

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar como as atividades propostas no livro didático de Matemática do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2014, abordam a Educação Financeira (EF). Os procedimentos metodológicos envolveram: análise do livro do aluno e do manual do professor. Foram
analisadas: a frequência de atividades com potencial para discutir Educação Financeira, os conteúdos matemáticos presentes nestas atividades, as temáticas evidenciadas nas situações, o tipo de atividade de acordo com os ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000) e a descrição das orientações presentes no manual do educador para as atividades. Os resultados indicaram que embora o livro não apresente um capítulo específico para Educação Financeira, foram identificadas nove atividades com
potencial para discutir a temática. Observou-se uma estreita relação com os conteúdos de Matemática, uma vez que a maioria das atividades com potencial para EF solicitam o uso do cálculo numérico. Em relação às temáticas, identificamos três: tomada de decisão, produtos financeiros e administração pública. Por fim, sobre os ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000), percebemos uma forte presença de Ambientes do tipo (3), isto é, atividades que faziam referência à semirrealidade na
perspectiva de lista de exercícios. Estes dados mostram que a proposta de Educação Financeira nos livros didáticos da EJA ainda é bastante limitada, sendo de extrema importância a formação de
professores contribuindo para que o professor enriqueça as discussões com temáticas variadas e atividades contextualizadas que propiciem a reflexão do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-01-2021

Como Citar

Silva, M. M. F., & Selva, A. C. V. (2021). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 236–260. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.236-260

Edição

Seção

Artigos Científicos