EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SUA GÊNESE NOS ANOS 1970 E SUAS DISCUSSÕES EM 2017 NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.261-278Resumo
O artigo apresenta um estudo teórico que teve como objetivo analisar as inspirações recentes da Educação Matemática Crítica (EMC), quando comparadas com os eventos que motivaram
sua criação por Ole Skovsmose na década de 70. A entrevista dada por Skovsmose à Revista Paranaense de Educação Matemática, em 2012, sobre a criação da EMC, é tomada como base e ponto
de partida para o presente estudo. Essa mesma revista, em 2017, publicou uma edição especial sobre EMC com dezesseis artigos científicos. Como procedimento metodológico, realizou-se uma metaanálise desses artigos. Percebeu-se que noções da EMC são amplamente utilizadas pelos autores desses textos para compreender e refletir sobre a sala de aula de Matemática, sendo que a maioria faz referência aos cenários para investigação e o paradigma do exercício. Essas duas noções são apresentadas, na língua portuguesa, por Ole Skovsmose, em uma publicação no BOLEMA em 2000. No referido texto, o educador matemático traz uma matriz de ambientes de aprendizagem, a qual é utilizada explicitamente em cinco dos 16 artigos analisados com duas intenções: produzir novos conhecimentos teóricos para discutir e evidenciar aspectos antes não apontados diretamente na matriz
e analisar situações relacionadas às aulas de Matemática. Os movimentos feministas e estudantis que motivaram as teorias críticas continuam refletidos nas pesquisas atuais. Percebe-se, ainda, uma ascensão da educação inclusiva e financeira dentro da EMC.