A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO INDUSTRIAL (1942-1964)
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.331-350Resumo
O objetivo do trabalho é caracterizar a disciplina de Matemática no Ensino Industrial no período compreendido entre 1942 e 1964. Utilizou-se a pesquisa histórica para realização balizada pela história cultural (CHARTIER, 2002), cujas fontes de pesquisa foram: legislação do ensino industrial, anais do III Congresso Brasileiro de Ensino de Matemática e seis trabalhos acadêmicos. A legislação definia que a disciplina deveria estar presente em todas as séries do primeiro ciclo e em uma série do segundo ciclo, além de existir uma dualidade relacionada com sua natureza (cultura geral e técnica). Os anais do congresso indicavam a metodologia para ensino da disciplina e um programa voltado para os cursos industriais básicos. Os trabalhos acadêmicos relacionavam a disciplina de forma aplicada, apresentando as diferenças com a disciplina no ensino secundário. Conclui-se que a Matemática deveria estar relacionada com a oficina, mas, apesar disso, manteve características da Matemática do ensino secundário.