ESTIMATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO COM O BINGO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.449-471Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi averiguar possíveis contribuições do Bingo das Grandezas e Medidas para a construção e mobilização de conhecimentos ligados à habilidade de estimar por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O estudo empírico consistiu na observação participante da aplicação do jogo em uma escola municipal do Recife - PE durante três dias consecutivos, totalizando quatro rodadas, complementada pela realização de entrevista e questionário. Todos os encontros foram filmados e gravados. Os resultados mostram que, no caso das
situações cujo contexto era familiar a pelo menos parte da turma, os participantes estabeleceram relações entre suas experiências e as situações de estimativa propostas no jogo, debateram dificuldades a serem consideradas e partilharam com o grupo seus conhecimentos. No caso de situações menos habituais, eles desenvolveram estratégias, como: utilizar instrumentos de medidas, comparar com outras grandezas e realizar anotações em seus cadernos para registrar valores estimados. De modo geral, o jogo propiciou a mobilização, a partilha e a ampliação do repertório de conhecimentos dos estudantes da EJA em relação à estimativa.