FUNÇÃO QUADRÁTICA: ANÁLISE DOS FENÔMENOS DE CONGRUÊNCIA E NÃO CONGRUÊNCIA EM ATIVIDADES REALIZADAS POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.485-509Resumo
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo que teve por objetivo analisar à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica a manipulação e a coordenação das representações de função quadrática explicitadas por um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado com uma turma de vinte e cinco alunos, dividida em sete grupos, de uma escola da rede pública localizada no sudoeste baiano. No decorrer da pesquisa, os estudantes
realizaram duas atividades envolvendo as noções de função quadrática, cujos resultados foram obtidos a partir da análise dos dados à luz da teoria utilizada, mostrando que os estudantes tiveram facilidade em lidar com as situações que envolviam o fenômeno de congruência, porém, quando tiveram que
tratar com a representação algébrica do objeto matemático, a dificuldade esteve presente, mesmo quando a conversão era congruente. As atividades em que os estudantes obtiveram êxito e as conversões eram não congruentes, envolveram situações familiares para eles.