UM OLHAR SOBRE OS USOS DA LINGUAGEM POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.83-105Resumo
Neste artigo investigamos como alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a formulação, uso e validação de modelos matemáticos. Para isso, pautamo-nos em observações do filósofo Ludwig Wittgenstein, especialmente no que se refere aos ‘jogos de linguagem’, levando em conta não só os signos e as palavras, mas também a(s) ‘forma(s) de vida’ engajada(s) em uma determinada atividade. Neste contexto, recorremos às suas considerações decorrentes da fase pós ‘virada linguística’ e analisamos atividades de modelagem desenvolvidas por alunos de um 4º ano do Ensino Fundamental. As análises, de cunho qualitativo interpretativo, foram realizadas sobre as falas,
gestos e registros produzidos pelos alunos e indicam que, nos anos iniciais, os alunos têm procedimentos específicos para obter e validar modelos matemáticos, sendo a linguagem natural, os números, os desenhos, registros frequentemente utilizados na produção de seus modelos matemáticos.