POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DAS NARRATIVAS EM AULAS COM INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE FUNÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.106-130Resumo
Neste artigo, objetivamos compreender as possibilidades didático-pedagógicas das Narrativas em aulas com as Investigações Matemáticas no contexto do ensino de funções. Utilizamos as Narrativas como experiências dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de Larrosa (2001). Empregamos o conceito de investigação matemática como perspectiva metodológica em sala de aula (PONTE, 2003). Os dados foram constituídos por meio dos seguintes instrumentos: Entrevistas; Diário de Bordo; Narrativa Escrita; e Questionário. Realizamos um movimento dialógico entre os dados e o referencial teórico, o qual nos proporcionou a compreensão de que a utilização das narrativas dos alunos no desenvolvimento de tarefas de natureza exploratório-investigativa
proporcionaram oportunidades para os alunos expressarem suas aprendizagens em um sentido comunicativo, bem como de reconstrução compartilhada de seus conhecimentos sobre o tema funções.