POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DAS NARRATIVAS EM AULAS COM INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE FUNÇÕES

Autores

  • Márcio Urel Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.106-130

Resumo

Neste artigo, objetivamos compreender as possibilidades didático-pedagógicas das Narrativas em aulas com as Investigações Matemáticas no contexto do ensino de funções. Utilizamos as Narrativas como experiências dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de Larrosa (2001). Empregamos o conceito de investigação matemática como perspectiva metodológica em sala de aula (PONTE, 2003). Os dados foram constituídos por meio dos seguintes instrumentos: Entrevistas; Diário de Bordo; Narrativa Escrita; e Questionário. Realizamos um movimento dialógico entre os dados e o referencial teórico, o qual nos proporcionou a compreensão de que a utilização das narrativas dos alunos no desenvolvimento de tarefas de natureza exploratório-investigativa
proporcionaram oportunidades para os alunos expressarem suas aprendizagens em um sentido comunicativo, bem como de reconstrução compartilhada de seus conhecimentos sobre o tema funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-11-2020

Como Citar

Rodrigues, M. U., & Miskulin, R. G. S. (2020). POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DAS NARRATIVAS EM AULAS COM INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE FUNÇÕES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(8), 106–130. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.106-130

Edição

Seção

Artigos Científicos