LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Kátia Liége Nunes Gonçalves Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Carlos Evaldo dos Santos Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.152-167

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a importância da aproximação do ensino da matemática e da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, analisamos as conexões da Alfabetização Matemática e do Numeramento à literatura infantil. Posteriormente, salientamos a possibilidade de relacionar matemática e literatura infantil trazendo autores com destaque na produção de obras literárias que também produziram obras com ideias matemáticas. Por
último, discutimos como conciliar os conceitos de ver e ver-como em Wittgenstein e o Livro Pato! Coelho! de Rosenthal e Lichtenheld (2011), obra que tomamos como referência para possibilitar às crianças o trabalho de manejo de algumas técnicas que desvelem relações entre o aprendizado de alguns conceitos matemáticos, assim como a interpretação de obras literárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-11-2020

Como Citar

Silveira, M. R. A. da, Gonçalves, K. L. N., & Silva, C. E. dos S. (2020). LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(8), 152–167. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.152-167

Edição

Seção

Artigos Científicos