AO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, EM QUE SÉCULO ESTAMOS?

Autores

  • Carlos Alberto Nobre da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.257-277

Resumo

Esse artigo é resultante de uma reflexão sobre o ensino de matemática nos anos iniciais, referenciados por nossa experiência em projetos de pesquisa e de formação de professores que ensinam essa disciplina. Não se trata de uma pesquisa específica, mas das conexões plausíveis de serem realizadas entre estudos que retratam a Educação Matemática dos anos iniciais e o que é
possível de ser encontrado na prática de ensino em uma dada escola. Em particular, tratamos da análise de um tipo de abordagem, remetendo a conteúdos e métodos criticados desde os anos 70 do século passado e que ainda permanecem nas práticas de ensino dos dias atuais. Partimos de referenciais encontrados em atividades selecionadas do livro didático adotado, caderno e fichas de exercícios elaboradas por uma professora que ensina matemática – 4º ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública. Algarismos Romanos, usos de signos matemáticos e Multiplicações - assuntos registrados nos referenciais didáticos da turma citada – conformaram temas para a discussão sobre o
ensino de matemática praticado nas primeiras décadas do século XXI. As análises expostas auxiliam a construção argumentativa sobre sugestões/condições/ações voltadas à formação de professores que ensinam essa área de estudos nos anos iniciais como fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-11-2020

Como Citar

Silva, C. A. N. da, & Lucena, I. C. R. de. (2020). AO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, EM QUE SÉCULO ESTAMOS?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(8), 257–277. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.257-277

Edição

Seção

Artigos Científicos