SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Tânia Stella Bassoi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Arleni Elise Sella Langer Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.278-291

Resumo

O objetivo da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática é discutir possibilidades de encaminhamentos metodológicos para o ensino de conteúdos abordados na disciplina de Complementos de Matemática. Naquela, as atividades de Prática como Componente Curricular visavam proporcionar, de forma integrada, os conhecimentos teóricos e práticos promovendo um
primeiro encontro com o fazer profissional na formação inicial. Este relato objetivou avaliar o conhecimento prévio e a aprendizagem da escolaridade matemática do futuro professor sobre o Sistema de Numeração Decimal (SND), socializar reflexões sobre decisões pedagógicas e gerar questões investigativas. Como procedimento metodológico adotou-se a investigação e a resolução de
problemas, resultando na necessidade de articulação dos conteúdos teóricos das disciplinas relacionadas à formação pedagógica, fortalecendo a relação teoria-prática. Concluiu-se que atividades investigativas provocaram os alunos que automatizaram processos como a contagem e os algoritmos das quatro operações, e que achavam dominar o valor posicional e as operações. Reconheceram que a base dez é a última na qual cada ordem só aceita um algarismo de representação. Concluíram que algoritmos podem ser utilizados apenas pela memorização sem compreensão do valor posicional. Observaram que procedimentos de cálculo mental e do escrito são distintos, especialmente pela decomposição numérica e formas de registro.

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Publicado

19-11-2020

Como Citar

Bassoi, T. S., & Langer, A. E. S. (2020). SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(8), 278–291. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.278-291

Edição

Seção

Relatos de Experiência