ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.30-49Resumo
Este trabalho tem como propósito apresentar uma pesquisa realizada com discentes do curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus X, a fim de verificar se eles consideram possuir conhecimentos e competências matemáticas básicas para ministrar os conteúdos e alcançar os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática no ensino fundamental. O resultado da pesquisa favoreceu vários questionamentos e reflexões sobre o processo de formação do professor que atua nos primeiros anos no ensino fundamental e o modo como ele se relaciona com a matemática. Pelo que se pôde depreender do estudo, há necessidade de garantir um espaço a mais na formação dos educadores a fim de contemplar os conhecimentos matemáticos básicos necessários para atuar nos primeiros anos, onde são construídas as bases da formação matemática. Dando prosseguimento à pesquisa, a proposta é organizar grupos de estudos e minicursos para os discentes do curso de pedagogia, por reconhecer a importância do saber matemático nas relações sociais e no processo de formação do pedagogo. Para tanto, é de fundamental relevância a participação dos alunos da
licenciatura em matemática a fim de buscar uma maior interação entre os pares.