COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTIC

Autores

  • Rodrigo Tadeu Pereira da Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Marcio Antonio da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.200-224

Resumo

Este trabalho analisa os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática cujos conceitos foram 5 (nota máxima) ou 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no ano de 2008. O objetivo foi relacionar as competências e habilidades presentes nos projetos pedagógicos desses
cursos em comparação às apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática. O referencial teórico utilizado neste estudo abordou produções sobre o conceito de competências profissionais. Como referencial metodológico, utilizou-se a abordagem mista. Os dezenove
projetos incluídos no estudo condensaram amostras de todas as regiões do país e, como resultado, foi possível avaliar que, enquanto as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática valorizam mais as competências ligadas às categorias “organização de propostas de aprendizagem matemática” e “desenvolvimento de estratégias matemáticas que favoreçam a progressão das aprendizagens”, os projetos pedagógicos realçam as categorias “conhecimento de questões sociais, históricas e da atualidade”. Contudo, alguns projetos pedagógicos apresentam competências idênticas (ou similares) às Diretrizes e, em outros, ocorrem similaridades em relação às competências entre si.

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Publicado

17-11-2020

Como Citar

Costa, R. T. P. da, & Silva, M. A. da. (2020). COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTIC. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(5), 200–224. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.200-224

Edição

Seção

Artigos Científicos