CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS EM RELAÇÃO AO ENSINO INCLUSIVO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Davi Cezar da Silva Instituto Federal Catarinense
  • Clodis Boscarioli
  • Arthur Belford Powell

Resumo

Neste artigo, objetivamos apresentar uma caracterização de profissionais da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental que participaram em uma formação continuada sobre os seguintes temas: Educação Matemática Inclusiva, recursos didáticos concretos, Inclusão, e Lesson Study. Produzimos este estudo, com intuito de verificar os conhecimentos prévios desses profissionais em relação aos temas que entendemos como necessários a uma Alfabetização Matemática Inclusiva. A produção de dados se deu por meio de questionário e a organização para as análises qualitativas com o auxílio do software Atlas.Ti. Verificamos que a maioria dos profissionais tem formação específica na área de Pedagogia, além de um número considerável de pós-graduados. Constatamos que, de maneira geral, os professores apontam a necessidade de formações continuadas, por exemplo, sobre a utilização de materiais diversificados no ensino da Matemática. Compreendemos que diferentes momentos formativos podem auxiliá-los a superar as dificuldades relatadas, em particular sobre a inclusão, sendo necessário aumentar as discussões para suprir lacunas tanto em relação ao entendimento do conceito, quanto nas possibilidades de abordagens, metodologias e materiais em sala de aula, reforçando que as instituições de ensino devem promover e estimular a participação dos professores em formações que valorizem suas experiências profissionais, e a partir daí, promovam conhecimentos a serem aplicados em seu cotidiano de trabalho. Por fim, pesquisas futuras podem explorar, por meio de formações continuadas, os conceitos aqui abordados para que o conjunto desses conhecimentos culmine na promoção de uma efetiva Educação Matemática Inclusiva.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Silva, D. C. da ., Boscarioli, C., & Powell, A. B. . (2022). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS EM RELAÇÃO AO ENSINO INCLUSIVO DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 361–383. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5207

Edição

Seção

Artigos Científicos