CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS EM RELAÇÃO AO ENSINO INCLUSIVO DE MATEMÁTICA
Resumo
Neste artigo, objetivamos apresentar uma caracterização de profissionais da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental que participaram em uma formação continuada sobre os seguintes temas: Educação Matemática Inclusiva, recursos didáticos concretos, Inclusão, e Lesson Study. Produzimos este estudo, com intuito de verificar os conhecimentos prévios desses profissionais em relação aos temas que entendemos como necessários a uma Alfabetização Matemática Inclusiva. A produção de dados se deu por meio de questionário e a organização para as análises qualitativas com o auxílio do software Atlas.Ti. Verificamos que a maioria dos profissionais tem formação específica na área de Pedagogia, além de um número considerável de pós-graduados. Constatamos que, de maneira geral, os professores apontam a necessidade de formações continuadas, por exemplo, sobre a utilização de materiais diversificados no ensino da Matemática. Compreendemos que diferentes momentos formativos podem auxiliá-los a superar as dificuldades relatadas, em particular sobre a inclusão, sendo necessário aumentar as discussões para suprir lacunas tanto em relação ao entendimento do conceito, quanto nas possibilidades de abordagens, metodologias e materiais em sala de aula, reforçando que as instituições de ensino devem promover e estimular a participação dos professores em formações que valorizem suas experiências profissionais, e a partir daí, promovam conhecimentos a serem aplicados em seu cotidiano de trabalho. Por fim, pesquisas futuras podem explorar, por meio de formações continuadas, os conceitos aqui abordados para que o conjunto desses conhecimentos culmine na promoção de uma efetiva Educação Matemática Inclusiva.
Downloads
Referências
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa e ensino em sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade. Campinas/SP, v. 31, n. 113, p. 1355 – 1379, out./dez. 2010.
JUNIOR, L. A. S.; LEÃO, M. B. C. Atlas. Ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no ensino de ciências em teses brasileiras. Ciências & Educação, Bauru, v. 24, n. 3, p. 715-728, 2018.
MACHADO, J. R.; MENA, L. P.; JUNQUEIRA, S. M. S.; CICUTO, C. A. T. Formação continuada de professores dos anos iniciais: uma ação de extensão em ciências da natureza. Revista vivências, Erechim, v. 17, n. 32, p. 185-196, jan./jun. 2021.
NOGUEIRA, C. M. I.; PAVANELLO, R.M.; OLIVEIRA, L. A. Uma experiência de formação continuada de professores licenciados sobre a matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 3, n. 4, p. 138-160, jan./jun. 2014.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo . Tradução: Roberto, V. D. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOUZA, M. A. V. F.; WROBEL, J. S.; BALDIN, Y. Y.; Lesson Study como meio de formação inicial e continuada de professores de Matemática – Entrevista com Yuriko Yamamoto Baldin. Boletim GEPEM. Rio de Janeiro - RJ, n° 73, p. 115-130, 2018.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 4. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.