RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS ENVOLVIDOS NAS PROVAS DA OBMEP E AS HABILIDADES MATEMÁTICAS PRESCRITAS NA BNCC

Autores

  • Emanuel de Souza Jordão Universidade Estadual de Maringá
  • Simone de Souza
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi

Resumo

Este estudo objetivou relacionar os conteúdos geométricos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aqueles solicitados para as resoluções das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) considerando o desempenho dos estudantes participantes de tal olimpíada. Realizou-se uma pesquisa documental, por meio da qual foram selecionadas e analisadas as provas da OBMEP do período de 2015 a 2019, níveis 1 e 2, e os conteúdos matemáticos da BNCC. Identificou-se uma conexão entre os conteúdos determinados pelo documento e aqueles necessários à realização das provas na área de Geometria, bem como o reconhecimento de que as escolas dedicadas à preparação de seus alunos para as provas da Olimpíada alteraram seu desempenho geral em Matemática. Concluiu-se que há correlação entre as indicações de habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos previstas na base curricular e os conhecimentos necessários para resolver as questões das provas. Ademais, a participação dos estudantes nas olimpíadas provocou o aumento das notas em Matemática, o que revela a necessidade de realização de outras pesquisas com o intuito de buscar alternativas para a superação do fracasso escolar nessa área.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Souza Jordão, E. de, Souza, S. de, & Yaegashi, S. F. R. . (2022). RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS ENVOLVIDOS NAS PROVAS DA OBMEP E AS HABILIDADES MATEMÁTICAS PRESCRITAS NA BNCC. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 469–491. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5185

Edição

Seção

Artigos Científicos