INTRODUÇÃO DA UNIDADE ZERO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo visa proporcionar um espaço de reflexão para o Professor que ensina Matemática,
desde o planejamento de suas aulas semestrais ou anuais até a sua prática efetiva em sala de aula. A
expectativa é de quebrar o paradigma tradicional do tratamento de objetos deste ensino de forma
puramente matemática, e alimentar esse paradigma com alguns elementos teóricos da Didática da
Matemática, que compõem a Unidade zero apresentada neste artigo. A introdução mencionada no título
contempla, portanto, esse espaço de reflexão e as práticas efetivas de estudantes em formação
universitária, em cursos de ciências exatas e tecnológicas de uma Universidade pública brasileira, que
vêm se beneficiando desta introdução nos últimos anos. Os resultados apresentados pelos estudantes
sustentam que a Unidade zero se mostra como uma alternativa promissora na aprendizagem, pois,
funciona como metodologia que contribui no melhor acompanhamento, no entendimento e consolidação
dos objetos matemáticos ensinados, vislumbrando-se, além da mobilização desses objetos em diferentes
registros, a relação entre a teoria e a prática.
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