INTRODUÇÃO DA UNIDADE ZERO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

Resumo

Este artigo visa proporcionar um espaço de reflexão para o Professor que ensina Matemática,
desde o planejamento de suas aulas semestrais ou anuais até a sua prática efetiva em sala de aula. A
expectativa é de quebrar o paradigma tradicional do tratamento de objetos deste ensino de forma
puramente matemática, e alimentar esse paradigma com alguns elementos teóricos da Didática da
Matemática, que compõem a Unidade zero apresentada neste artigo. A introdução mencionada no título
contempla, portanto, esse espaço de reflexão e as práticas efetivas de estudantes em formação
universitária, em cursos de ciências exatas e tecnológicas de uma Universidade pública brasileira, que
vêm se beneficiando desta introdução nos últimos anos. Os resultados apresentados pelos estudantes
sustentam que a Unidade zero se mostra como uma alternativa promissora na aprendizagem, pois,
funciona como metodologia que contribui no melhor acompanhamento, no entendimento e consolidação
dos objetos matemáticos ensinados, vislumbrando-se, além da mobilização desses objetos em diferentes
registros, a relação entre a teoria e a prática.

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Biografia do Autor

Elisângela Silva Farias, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Bahia e Professora Assistente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Liliane Xavier Neves, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação Matemática pela UNESP/Campus de Rio Claro, e Professora Adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Rosane Leite Funato, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Bahia e Professora Assistente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

14-09-2022

Como Citar

Henriques, A., Farias, E. S., Neves, L. X., & Funato, R. L. (2022). INTRODUÇÃO DA UNIDADE ZERO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 106–132. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5168

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática