IDEIAS-BASE DE FUNÇÃO A PARTIR DE SITUAÇÕES MULTIPLICATIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Marli Schmitt Zanella UEM
  • Veridiana Rezende

Resumo

Nesta pesquisa, assume-se que, dentre outros elementos, o Campo Conceitual Multiplicativo
contempla as ideias-base associadas ao conceito de função – correspondência, dependência, variável,
regularidade e generalização, que possibilitam a compreensão deste conceito. Nesse sentido, tem-se por
objetivo nesse estudo explicitar as ideias-base de função em situações multiplicativas de uma coleção
de livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o seu
desenvolvimento, foram analisados todos os volumes da Coleção Ápis, de Matemática, de maior
distribuição em território brasileiro, com olhar voltado para as situações do Campo Conceitual
Multiplicativo. Apresenta-se neste texto uma classificação de todas as situações multiplicativas
identificadas e, em cada uma, explicitam-se as ideias-base de função. Como resultados, identificou-se
que, para as relações ternárias, as situações de produto cartesiano e combinatória permitem mobilizar a
correspondência e a dependência, e a classe de multiplicação comparativa permite mobilizar as ideias
de correspondência, dependência e variável. Já para as situações envolvendo relações quaternárias,
identificam-se as ideias-base de correspondência, dependência e variável.

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Publicado

14-09-2022

Como Citar

Schmitt Zanella, M., & Rezende, V. (2022). IDEIAS-BASE DE FUNÇÃO A PARTIR DE SITUAÇÕES MULTIPLICATIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 152–177. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5166

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática