COMPREENSÕES DE PROFESSORAS SOBRE AS ESTRUTURAS ADITIVAS: IMPLICAÇÕES DO PNAIC PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma síntese de uma pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em educação, com o objetivo de verificar se (e em que sentido) a formação do PNAIC contribuiu para aprimorar a compreensão das professoras sobre o processo de elaboração dos conceitos matemáticos realizado pelas crianças do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental assim como a qualidade da intervenção pedagógica das professoras. A pesquisa teve como aporte teórico a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Colaboraram na investigação 32 professoras que lecionavam no ciclo de alfabetização da rede municipal de uma cidade do oeste de Santa Catarina, metade das quais tinham participado das formações do PNAIC na área de matemática. As professoras foram organizadas em duplas para responderem a um instrumento composto por sete problemas de estruturas aditivas, de transformação, composição e comparação, respondidos por crianças no início do processo de escolarização. Além disso, responderam individualmente a um questionário para identificação de seu perfil sócio demográfico e profissional. As respostas das professoras foram analisadas em dois eixos: 1) compreensão dos aspectos conceituais dos problemas apresentados e 2) compreensões subjacentes às intervenções pedagógicas propostas por elas. Os resultados sugerem que a formação do PNAIC parece ter contribuído para uma maior consciência da necessidade de intervenção diante de possíveis erros e da necessidade de utilizar diferentes formas de representação, mas não foi suficiente para provocar significativos avanços conceituais no que se refere às estruturas matemáticas.
Palavras-chave: Educação matemática. Formação Docente. Estruturas Aditivas. PNAIC.
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